Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hulk perde quase 6 kg por jogo pelo Atlético-MG; entenda o que acontece com o atleta

Especialista cita desidratação como motivo principal para a perda de peso no decorrer das partidas

Futebol|Ana Luiza Pêgo, do R7*

Galo fez questão de brincar com a perda de peso do craque durante jogo
Galo fez questão de brincar com a perda de peso do craque durante jogo Galo fez questão de brincar com a perda de peso do craque durante jogo

Na partida do Atlético-MG contra o Tombense, pelo Campeonato Mineiro, o Galo venceu por 2 a 1, mas o que chamou atenção de verdade foi um vídeo do atacante Hulk após a partida. Pelas redes sociais, o time de Belo Horizonte revelou que o atacante perdeu quase 6 kg durante a partida.

O vídeo publicado mostrava Hulk ao se pesar antes e depois do jogo. O artilheiro do Galo começou a partida com 97,6 kg e terminou com 91,9 kg.

O próprio clube brincou com a situação. "Será que ele correu muito durante o jogo? O homem é uma máquina em campo!", escreveu o Atlético-MG.

Mesmo com as brincadeiras, muitos torcedores ficaram curiosos para saber o que aconteceu e perguntaram como era possível perder tanto peso em tão pouco tempo.

Publicidade

Diego Leite, fisiologista e CEO da DLB Assessoria Esportiva, afirmou que Hulk sofreu um caso de desidratação.

"A perda de peso corporal do atleta é proporcional ao peso total dele. Então, quanto maior a massa muscular do atleta, maior a perda de peso. No caso de Hulk, ele é um jogador que pesa quase 100 kg, então os 6 kg que ele perdeu representam uma queda muito significativa. Não é tão comum assim, mas, no futebol, acontece", disse Leite.

Publicidade

O especialista afirmou que as condições do ambiente também podem favorecer essa perda de peso. "Temperaturas muito altas e umidade do ar podem potencializar essa perda de peso, já que o corpo 'briga' o tempo inteiro para se manter em uma temperatura estável. Quem equilibra [a temperatura corporal] o mecanismo usado pelo corpo é o suor, que é justamente a perda de líquido que vai resultar na perda de peso", explicou o fisiologista.

Leite explica que isso pode acontecer em jogos de futebol por conta da falta de reposição de líquido. Como é um jogo com poucas pausas, o atleta não consegue repor tudo o que é perdido no suor, o que ajuda na perda de peso durante a partida. 

Publicidade

"A perda, no fim do jogo, acaba sendo maior porque ele [o jogador] não consegue reidratar facilmente", analisou o especialista.

Apesar do número impressionante para alguns, Leite afirma que não é necessariamente um problema, mas sim que é preciso analisar o caso individual do jogador. "A perda de líquidos se torna um problema quando equivale a 3% do peso corporal. Quando passa disso, o atleta começa a perder rendimento esportivo e funções metabólicas importantes."

"O que deve ser feito é uma estratégia individual de reidratação, já que tem atletas que perdem mais líquido do que outros. Hulk é um caso de jogador que perde bastante, então é preciso pensar na maior reposição possível para ele. Então, devem aumentar a oferta de líquido ao máximo", disse o fisiologista.

Além disso, o especialista afirmou que essa é uma solução não somente para atletas de alto rendimento, mas para praticantes amadores e não profissionais também.

* Estagiária do R7, sob supervisão de Carla Canteras

Ex-Atlético-MG, Diego Costa puxa fila dos jogadores sem clube

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.