Campeonato Brasileiro

Futebol Hinos dos clubes brasileiros são transformados em canções de ninar

Hinos dos clubes brasileiros são transformados em canções de ninar

Projeto musical na web fez versões das músicas para as crianças conhecerem bem cedo o esporte mais popular do Brasil

Agência Estado - Esportes
Por influência dos pais, bebês já nascem apaixonados por futebol

Por influência dos pais, bebês já nascem apaixonados por futebol

Roni Sanches/Divulgação

Pais e mães fanáticos por futebol passam a ter uma nova alternativa para trazer os filhos para seus clubes do coração, além dos tradicionais adereços que compram desde o nascimento das crianças, como camisas e toquinhas. Projeto musical da companhia Rock Your Babies lança versões acústicas de hinos dos times brasileiros para ajudar a ninar os bebês no berço ao som do esporte mais popular do Brasil.

Bruno Gouveia é vocalista da banda Biquini Cavadão e sócio do projeto. Ele conta que a ideia de levar para os bebês os hinos dos clubes de futebol surgiu em 2013, inicialmente com músicas do rock e da MPB. "Nós queríamos oferecer aos pais, principalmente de bebês e crianças pequenas, alternativas musicais para serem apresentadas no 'berço'. Desde então, sempre pensamos em buscar novos temas."

Mas a ideia dos hinos dos clubes surge de uma "tristeza": a final da Libertadores de 2021, conquistada pelo Palmeiras sobre o Flamengo. Bruno, flamenguista fanático e triste com a derrota de seu time, observou naquele momento uma oportunidade, junto com Carol Pozzani, sua sócia na empreitada. "Eu estava decepcionado com o resultado da partida, com o meu Flamengo, mas a Carol entrou em contato comigo e disse: 'Cara, já não aguento mais, aqui na vizinhança já tocaram mais de 40 vezes o hino do Palmeiras para comemorar'. Uma paixão incondicional, que se compara à paixão por um filho'", conta Bruno.

A iniciativa surge, antes de mais nada, do amor pelo esporte. Buscando novos estilos musicais para a Rock Your Babies, Bruno enxergou no futebol o próximo passo do projeto. "Eu falei com a Carol que esse foi o maior alento que ela poderia me dar em um momento de derrota como aquele", brincou o músico. "União entre o amor pelo time e pelos filhos", diz Bruno. "É uma sensação de orgulho para os pais poder apresentar a seus bebês seus clubes de coração. É desde pequeno que a gente começa a gostar de grandes nomes. Isso serve tanto para música quanto para os times de futebol e seus jogadores", completa o vocalista do Biquini Cavadão.

Até o momento, 12 clubes brasileiros fazem parte da seleção: as quatro maiores equipes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), as quatro do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), duas gaúchas (Grêmio e Inter) e duas mineiras (Atlético-MG e Cruzeiro).

Mas Bruno já avisa que novos hinos estão sendo preparados. "Nós fomos cobrados pelos papais", brinca o vocalista. "Na próxima leva, vamos trabalhar com clubes do Nordeste e do Norte, como Ceará, Fortaleza, Remo e Paysandu", afirma. Os times participam diretamente da negociação com a banda. Há direitos autorais envolvidos nisso.

Os hinos, trabalhados na versão acústica, possuem uma melodia suave, sons lúdicos e relaxantes, como o do piano, para não estressar os bebês na hora do sono. O vocalista, que toca rock, também garante que os hinos foram testados em primeira mão por um especialista em sua casa: seu filho, Leonardo. "Eu pedi que o [hino do] Flamengo fosse o primeiro a ficar pronto, para testar logo com ele [seu filho]", brinca Bruno. Quando os 12 primeiros foram produzidos, o músico tocou todos os hinos, na sequência, para observar a reação de seu filho.

"Ele reagiu bem a todos. Criei uma playlist e deixei todos os dias tocando. Ele ia ouvindo e o soninho chegava rapidamente. Então, na questão musical, foi um sucesso", esclarece Bruno. Ele também diz que, na parte musical, seu filho ainda não escolheu seu time do coração. "Imagina o garoto aqui, em pleno Rio de Janeiro, resolver que vai torcer para o Grêmio por causa do hino? Seria engraçado, mas isso ainda não aconteceu", brinca.

Campeão de audiência

Em uma espécie de Campeonato Brasileiro paralelo, o Atlético-MG é o clube que mais vezes teve seu hino tocado no streaming, enquanto o Corinthians lidera no YouTube. "Mas, assim como no Brasileirão, é muito cedo para cravar o campeão", diz Bruno. Todos os hinos e músicas da Rock Your Babies estão disponíveis nas plataformas digitais do Spotify, do Deezer e também no YouTube, em versão com vídeo.

Vini Jr. assume protagonismo e aparece em 2º na lista dos mais caros do mundo

Últimas