Futebol Hendeca: Palmeiras esclarece nomenclatura do 11º título do Brasileiro

Hendeca: Palmeiras esclarece nomenclatura do 11º título do Brasileiro

Verdão confirmou a conquista de mais um Brasileirão nesta quarta (2), sem nem entrar em campo, após derrota do Inter

  • Futebol | Do R7

O Palmeiras é campeão brasileiro pela 11ª vez. Com a derrota do Internacional para o América-MG, por 1 a 0, o Colorado mantém os mesmos 64 pontos e já não pode mais alcançar a pontuação do Verdão, que tem 74, com três rodadas a serem disputadas ainda. Com a certeza de mais uma conquista, ainda restava uma dúvida aos palmeirenses: qual o termo certo a ser usado para um time 11 vezes campeão?

Quem vence duas vezes é bicampeão; três vezes, tricampeão; quatro vezes, tetracampeão; e assim por diante. Mas quem tem 11 conquistas pode escolher entre dois termos: hendeca ou undecacampeão. Nas redes oficiais do clube, o Palmeiras adotou o hendeca como termo oficial de mais um título para a já recheada galeria de troféus alviverde. 

Último título brasileiro do Palmeiras ocorreu em 2018, sob o comando de Felipão

Último título brasileiro do Palmeiras ocorreu em 2018, sob o comando de Felipão

Cesar Greco/Palmeiras

O termo escolhido pelo Verdão vem do grego, por isso traz a letra "h" no começo, e expressa o número 11, claro. Já o segundo tem origem no latim, e guarda o mesmo significado. Logo, as duas versões estão corretas. A exceção é "unodeca", termo que entrou em discussão nas redes sociais entre torcedores palmeirenses, mas não existe no dicionário e não deve ser utilizado.

Com a unificação das conquistas feita pela CBF, o Palmeiras é quem mais soma títulos do Campeonato Brasileiro. O Verdão ergueu o troféu em 1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018 e agora em 2022.

Mbappé lidera ranking com maiores contratos da história do esporte; confira os nomes

Últimas