Futebol Há 60 anos: Santos relembra sua primeira conquista de Libertadores 

Há 60 anos: Santos relembra sua primeira conquista de Libertadores 

Título veio após três partidas com o Peñarol e uma grande polêmica com a arbitragem no segundo confronto 

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar, Mauro, Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe: Santos triunfal

Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar, Mauro, Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe: Santos triunfal

Santos FC/Reprodução

O Santos relembrou em sua página oficial, nesta quinta-feira (30), a conquista, há exatos 60 anos, da primeira Copa Libertadores do clube após triunfo por 3 a 0 sobre os uruguaios do Peñarol, em Buenos Aires.

No primeiro jogo da final o Peixe havia vencido em Montevidéu por 2 a 1, mas perdeu o segundo duelo, por 3 a 2, na Vila Belmiro, em meio a uma grande polêmica com a arbitragem. 

Conforme detalha Gabriel Pierin, do Centro de Memória do Alvinegro Praiano, "os três jogos com o Peñarol foram verdadeiras batalhas". E com uma enorme controversa porque, no segundo jogo, bastava o empate na Vila Belmiro. Isso aconteceu, mas, na súmula do dia seguinte, o árbitro Carlos Robles relatou invasões, ameaças e agressões. "E afirmou que, temendo algo pior, encerrou a partida quando estava 3 a 2 para os uruguaios, considerando o restante do jogo como um 'amistoso'”.

A terceira partida, em campo neutro, ocorreu em 30 de agosto de 1962. "Pela primeira e única vez naquela competição, o time santista jogou com sua formação completa, o chamado 'Time dos Sonhos', escreve Pierin. Pelé estava, àquela altura, recuperado de contusão.

"Decidido a resolver logo a partida, o Santos partiu para o ataque. Aos nove minutos Coutinho recebeu na entrada da área, cortou para a esquerda, penetrou e bateu na saída do goleiro Maidana. O defensor Caetano tentou evitar o gol e acabou chutando contra sua própria meta. Na volta do intervalo, o Peixe voltou com a mesma determinação. Aos três minutos, a triangulação entre Dorval, Coutinho e Pelé terminou com um chute do Rei no canto esquerdo, depois de tirar um zagueiro da jogada. Santos 2 a 0. Aos 44 minutos, quando boa parte da torcida uruguaia deixava o estádio, mais uma vez a dupla Pelé e Coutinho entrou em ação, e após passe do centroavante, o Rei só completou para as redes, decretando a vitória histórica por 3 a 0."

Além da Libertadores, o Santos venceu as outras três competições oficiais que disputou em 1962: o Campeonato Paulista, o Brasileiro, e o Intercontinental (ou Mundial Interclubes).

Adversário do Flamengo, Vélez Sarsfield lança camisa no 'estilo Fluminense'

Últimas