Futebol Guia do Campeonato Carioca 2023; veja regulamento e os principais destaques

Guia do Campeonato Carioca 2023; veja regulamento e os principais destaques

Estadual mais charmoso do Brasil começa nesta quinta-feira, com duelo antecipado entre Flamengo e Audax

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Fluminense foi o campeão do Cariocão 2022

Fluminense foi o campeão do Cariocão 2022

Mailson Santana/Fluminense FC

Está de volta o campeonato mais charmoso do Brasil! O Cariocão começa nesta quinta-feira (12), com um duelo adiantado da quinta rodada, e o R7 traz os destaques para a edição de 2023 do torneio, que será a mais equilibrada dos últimos anos e com os quatro grandes tendo bons elencos. 

O modelo de formato da competição foi mantido pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro): 12 clubes se enfrentarão em 11 rodadas, com os 4 primeiros nas semifinais. 

As 12 equipes participantes desta edição são: Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Resende, Vasco e Volta Redonda — a última havia sido rebaixada em 2022, mas conquistou o retorno. A primeira partida será nesta quinta-feira (12), adiantada da quinta rodada, entre Flamengo e Audax, por conta da participação do Rubro-Negro no Mundial de Clubes.

O Fluminense entra para defender o posto de atual campeão. Agora sob o comando de Fernando Diniz, mas ainda com a liderança e artilharia de Germán Cano dentro das quatro linhas, o Tricolor chega motivado para levantar o 33º troféu de Cariocão em sua história — vale lembrar que o Flamengo é o maior campeão, com 37. Vasco conquistou 24 vezes, enquanto o Botafogo tem 21 troféus levantados no estadual.

Chegada de reforços

A equipe de Laranjeiras acertou a contratação de Vitor Eudes, goleiro, Vitor Mendes, zagueiro, dos laterais Guga e Jorge, dos meias Lima e Giovanni e do atacante Keno.

O Vasco é um dos destaques do mercado de transferências até o momento. Comandado por Maurício Barbieri, o Gigante da Colina vem com investimento pesado da 777 Partners e já acertou a chegada de Ivan, goleiro ex-Corinthians, "Pumita" Rodriguez, lateral-direito uruguaio, dos zagueiros Robson Bambu e Léo, dos volantes De Lucca e Jair e do atacante Pedro Raul.

Botafogo e Flamengo estão tímidos e fazem apenas manutenção em seu elenco. O Glorioso acertou a contratação de Luis Segovia, zagueiro ex-Independiente Del Valle, Marlon Freitas, volante, e Carlos Alberto, atacante. O Rubro-Negro, por sua vez, confirmou o retorno do meia Gerson, que atuava pelo Olympique de Marselha.

Entre os clubes de menor expressão, a Portuguesa foi quem se destacou no mercado de transferências. A Lusa, que também vem se reestruturando fora de campo, acertou a chegada de Yuri, lateral-esquerdo, e Fernandes, meia, ambos ex-Botafogo, do goleiro Mota, que defendia o Sampaio Corrêa, e do atacante Jean Carlo, com passagem marcante pelo Operário-PR nas últimas oito temporadas. Em 2022, o clube da Ilha do Governador foi sensação e chegou a golear o Botafogo por 5 a 3 no estadual, além de ir longe na campanha da Série D.

A final do Campeonato Carioca, como sempre, será realizada em dois jogos. As datas também já foram definidas pela Ferj: 2 e 9 de abril. As semifinais, assim como nos últimos anos, continuarão sendo realizadas em duelos de ida e volta, marcados de 15 a 26 de março.

Boxeador campeão mundial deixa prisão e nocauteia rival dominicano

Últimas