Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Guarani fica de fora da Copa do Brasil após sorteio; entenda

CBF definiu a classificação do Criciúma em sorteio, deixando o Bugre de fora da Copa do Brasil de 2023

Futebol|Do Live Futebol BR

Jogadores do Guarani antes de jogo pelo Campeonato Paulista
Jogadores do Guarani antes de jogo pelo Campeonato Paulista Jogadores do Guarani antes de jogo pelo Campeonato Paulista

Em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (16), o Guarani ficou de fora da Copa do Brasil de 2023. Melhor para o Criciúma, que ficou com a vaga na competição nacional. O evento foi transmitido pela CBF TV e contou com representantes dos clubes e das federações estaduais de São Paulo e Santa Catarina.

Guarani e Criciúma tiveram de decidir a participação na Copa do Brasil em sorteio por estarem empatados no Ranking Nacional de Clubes da CBF, que dá 10 vagas à competição. Ambos os clubes estão na 33ª posição do RNC de 2023 com exatos 4.128 pontos. Como não há critério de desempate previsto no regulamento, foi realizado o sorteio nesta segunda-feira.

Leia também

Apesar do sorteio, a disputa pode ainda não ter terminado. Desde antes do evento, o Guarani havia anunciado que iria jogar a Copa do Brasil e que não mediria esforços para garantir o direito à vaga. O Criciúma também fez o mesmo e disse que não descartaria ir à justiça se não fosse o escolhido. O Bugre ainda não se manifestou desde a realização do sorteio.

A polêmica levou a CBF a alterar o critério de classificação dos clubes para a Copa do Brasil de 2024 em diante. A partir da próxima edição, 80 das 92 vagas serão decididas pelas federações de cada estado por meio dos estaduais. As outras 12 vagas vão para os clubes classificados à Libertadores e os campeões de Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Campeonato Brasileiro. Se necessário, os times da Série A que ficarem de fora podem completar o certame.

Quem foi o melhor atleta brasileiro de 2022? COB elege com a ajuda dos torcedores

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.