Grêmio vence o Vitória e sai na frente nas oitavas da Copa do Brasil
Tricolor foi dominante na partida e bateu os donos da casa por 3 a 0. Ricardinho, Léo Pereira e Diogo Barbosa fizeram os gols do jogo
Futebol|Pietro Otsuka, do R7
O Grêmio venceu o Vitória por 3 a 0 nesta terça-feira (27), fora de casa, e saiu na frente na briga por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Ricardinho, Léo Pereira e Diogo Barbosa fizeram os gols da vitória do Tricolor.
O primeiro tempo foi de muito volume de jogo por parte do Grêmio. O Vitória mantinha suas linhas mais baixas e esperava o Tricolor avançar para buscar, na velocidade do contra-ataque, uma chance de gol. No entanto, a melhor oportunidade do time baiano foi em cobrança de escanteio.
Já o Grêmio tinha liberdade para circular a bola, mas não conseguiu agredir a defesa do Vitória. Porém, em um lance muito polêmico, que rendeu oito minutos de análise na cabine do VAR, o Tricolor abriu o placar.
Em boa trama ofensiva, o Grêmio avançou pela direita e a bola chegou a Lucas Silva. O meia cruzou na área e Alisson subiu para a disputa. Na sobra do lance, o mesmo Alisson tocou para Ricardinho, que estava caído na área, mas levantou, fez o domínio e tocou rasteiro para abrir o placar no Barradão.
Na volta do intervalo, o Vitória teve chegada extremamente perigosa pela esquerda, e de muito longe. David, nome mais perigoso do rubro-negro baiano, recebeu na linha da intermediária ofensiva e não pensou duas vezes. O jogador encheu o pé e mandou uma bomba, no ângulo de Gabriel Chapecó, e por pouco não empatou a partida.
E como o futebol é uma grande ironia, quem chegou as redes logo na sequência foi o Grêmio. Em saída errada do Vitória, Darlan interceptou o passe e tocou de cabeça para Ricardinho, que estava dentro da área. O centroavante, com muita tranquilidade, só rolou de lado e Léo Pereira apareceu para ampliar o placar.
Depois de garantir boa vantagem, o Grêmio baixou o ritmo, mas não perdeu controle da partida. O Vitória mantinha a postura de dar a bola a equipe gaúcha, e não chegou a ameaçar a meta de Gabriel Chapecó.
Foi só nos minutos finais que o Vitória passou a ocupar com maior volume o campo de ataque, no entanto, em mais uma ironia do futebol, tomou um gol de contra-ataque, estratégia adotada pela equipe baiana durante boa parte da partida.
Alisson recebeu em velocidade na ponta direita e tocou para Luiz Fernando, que driblou o goleiro e cruzou para dentro da área. Diogo Barbosa, livre de marcação, fez o terceiro e decretou o placar final.
Próximos confrontos
As equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (3), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 19h. O Grêmio avança para as quartas de final da Copa do Brasil com uma derrota por até dois gols de diferença. Já o Vitória precisa de quatro gols para se classificar. Em caso de qualquer vitória por três gols de diferença da equipe baiana, teremos penalidades.
Programe-se: veja os destaques do dia na Olimpíada de Tóquio