Grêmio vence o Bahia fora de casa e se garante na semi da Copa do Brasil

Gol solitário de Alisson garantiu a vitória e a classificação ao time gaúcho, que agora espera pelo vencedor do confronto entre Flamengo e Athletico-PR

Jogadores do Grêmio comemoram gol que garantiu a classificação ao Grêmio

Jogadores do Grêmio comemoram gol que garantiu a classificação ao Grêmio

MARCELO MALAQUIAS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grêmio está na semifinal da Copa do Brasil. Mesmo atuando fora de casa, em Salvador, a equipe venceu o Bahia por 1 a 0 graças a um belo gol do atacante Alisson e se garantiu entre os quatro melhores da competição nacional. A ida, em Porto Alegre, terminou em 1 a 1.

Agora, a equipe ficará ligado na partida entre Flamengo e Athletico-PR para saber quem será seu próximo adversário.

O jogo

Ciente de que precisava vencer fora de casa, o Grêmio não se acuou com os mais de 45 mil pagantes na Fonte Nova e tomou conta da posse de bola desde o início. Porém, no primeiro tempo, não conseguiu reverter esse domínio em chances de gol. Tanto é que a primeira boa oportunidade foi do Bahia. Aos 25, após cruzamento de Ramires, Kannemann desviou e a bola sobrou para Lucas Fonseca, que finalizou rasteiro, exigindo boa intervenção de Paulo Victor.

Nove minutos mais tarde, Arthur foi quem arriscou, mas a bola foi para fora.

A melhor chance do Grêmio na primeira etapa foi apenas aos 42. Jean Pyerre fez grande jogada individual e deixou André em boas condições de chutar. O centroavante experimentou, obrigando Douglas a fazer uma grande defesa.

O cenário permaneceu inalterado na volta para a segunda etapa, com os baianos tentando explorar os contra-ataques cedidos pelos gaúchos, mas sem sucesso.

O primeiro grande momento foi aos 18 e foi logo com um gol. Matheus Henrique encontrou Alisson, que fez grande jogada individual, driblando dois marcadores antes de chutar cruzado e abrir o marcador para o Grêmio.

Aos 27, o Bahia se complicou ainda mais na partida. O árbitro Bráulio da Silva Machado deu pênalti de Moisés em Alisson. Consultando o VAR, porém, ele decidiu mudar a marcação, dando falta. Em compensação, a alteração na decisão do juiz fez com que o lateral do time baiano recebesse o cartão vermelho, já que a jogada era uma chance clara de gol.

Mesmo com um a menos, o Bahia quase empatou. Aos 38, Nino Paraíba cruzou para a área e Fernandão, que havia acabado de entrar, cabeceou muito perto do gol.

Depois disso, o Grêmio administrou a partida, esperando o apito final.

BAHIA 0 X 1 GRÊMIO
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data-Hora: 17/7/2019 – 19h15
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Bruno de Arleu de Araújo (RJ)
Público/renda: 46.341 pagantes/R$ 1.349.590,50
Cartões amarelos: Gilberto, Elton, Gregore (BAH), Kannemann, Maicon, Everton, Matheus Henrique (GRE)
Cartões vermelhos: Moisés (BAH)
Gol: Alisson (18’/2ºT)

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Elton (Shaylon, aos 22/2ºT), Gregore e Ramires (Fernandão, aos 36/2ºT), Artur, Gilberto e Elber (Arthur Kaíke, aos 11/2ºT). Técnico: Roger Machado.

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Romulo, aos 34/2ºT) e Jean Pyerre (Luan, aos 17/2ºT); Alisson (Pepê, aos 36/2ºT), Everton e André. Técnico: Renato Gaúcho.

Políticos, comentaristas e atleta de futevôlei: os ‘tetras’ 25 anos depois