Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Grêmio estreia na Libertadores com vitória sobre Nacional no Uruguai

Futebol|Do R7

  • Google News

O Grêmio iniciou a campanha na Copa Libertadores-2014 com uma importante vitória de 1-0 sobre o Nacional uruguaio em Montevidéu, nesta quarta-feira na primeira partida do Grupo 6, resultado que dá ao tricolor gaúcho a liderança provisória do 'Grupo da Morte' da competição.

O gol da vitória tricolor foi marcado pelo volante paraguaio Riveros, aos 23 minutos do segundo tempo.


A equipe gaúcha, que caiu no grupo considerado como o mais difícil desta Libertadores, onde terá que medir forças também com o Newell's Old Boys argentino e o Nacional de Medellín, somou assim os três primeiros pontos e lidera a chave.

Argentinos e colombianos terão a oportunidade de se juntar ao clube brasileiro no topo do Grupo, na madrugada de quinta para sexta-feira, quando se enfrentam no estádio Atanasio Girardo, em Medellín.


"Jogamos contra uma equipe de muita tradição e vencemos, o que é muito importante para um início de campanha na Libertadores. Fizemos um grande jogo e a gente sai daqui com o dever cumprido", declarou o meia Zé Roberto ao canal Fox Sports.

O tricolor gaúcho chegou ao duelo com o Nacional como vice-campeão brasileiro, mas não se reforçou para a disputa da Libertadores. Pelo contrário, perdeu diversos jogadores.


Os veteranos Dida, Elano e Souza, além do chileno Eduardo Vargas, deixaram a equipe na última janela de transferência e o técnico Enderson Moreira depositou a responsabilidade de comandar a equipe no veterano Zé Roberto, de 39 anos, e no atacante argentino Hernan Barcos.

Apesar de enfraquecido em relação à temporada passada, o tricolor gaúcho mostrou sua tradição de time copeiro, com uma equipe bem montada pelo técnico Enderson Moreira, que não deu espaço para os uruguaios e não permitiu que os anfitriões se sentissem à vontade no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu.


No primeiro tempo, as duas equipes se mostraram muito parelhas e tiveram dificuldades para criar chances claras de gol.

O Nacional, que disputa sua 40ª Libertadores, competição que conquistou em três ocasiões (1971, 1980, 1988), foi o primeiro a assustar o gol adversário, num chute de longe de Carlos de Peña. A bola passou por cima do gol de Marcelo Grohe, aos 21 minutos.

Logo em seguida, aos 25, o tricolor deu o troco com Zé Roberto. O veterano recebeu na entrada da área e acertou um chutaço, mas Munúa defendeu. No rebote, Luan tentou colocar para dentro do gol de cabeça, mas a bola foi parar nas mãos do goleiro uruguaio.

Apesar das poucas emoções do primeiro tempo, os torcedores do 'El Bolso' não pararam de cantar e apoiar seu time em nenhum momento e quase foram recompensados aos 34 minutos, quando o peruano Rinaldo Cruzado apareceu na pequena área e aproveitou um desvio de cabeça de Iván Alonso para chutar com força. A bola, caprichosamente, acabou raspando a trave esquerda de Grohe, que só fez golpe de vista.

No segundo tempo, o panorama não mudou. As duas equipes trocaram finalizações de longa distância, mas sem muito perigo para os goleiros.

Finalmente, aos 23 minutos, o Grêmio marcou seu gol numa bela trama ofensiva pelo lado esquerdo do ataque. Barcos deu belo toque para Ramiro, que por sua vez encontrou Riveros sozinho na área. O volante paraguaio completou de cabeça e fez 1-0, sem chances para o goleiro Munúa.

Um minuto depois, a equipe gaúcha teve a chance de matar de vez a partida. Num rápido contra-ataque, Barcos recebeu lindo lançamento e apareceu na cara do gol, mas tentou dar um drible a mais e acabou desarmado pela zaga do Nacional.

Aos 43, o Grêmio ficou a centímetros de tomar o empate. Após um escanteio, a bola sobrou na área gaúcha e, após um bate-rebate, Edinho conseguiu afastar o perigo em cima da linha.

O Nacional continuou pressionando até o apito final, mas pecou nas finalizações e terá agora que correr atrás do prejuízo, já que uma derrota em casa no 'Grupo da Morte' pode ser sinônimo de eliminação precoce. Por outro lado, a vitória gremista é um passo enorme rumo à classificação gaúcha para as oitavas de final da competição.

O Grêmio dará sequência à campanha na Libertadores no dia 25 de fevereiro, contra o Nacional de Medellín em Porto Alegre. Já o Nacional viajará à Argentina para enfrentar o Newell's, no dia 27.

am

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.