Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Grêmio e Brasil de Pelotas iniciam decisão no Gauchão

Clubes decidiram o Estadual de 1919, único título do Brasil de Pelotas; o técnico Renato Gaúcho fez mistério sobre a escalação gremista

Futebol|Cesar Sacheto, do R7


Grêmio chegou à final do Gaúcho depois de eliminar o Inter nas quartas
Grêmio chegou à final do Gaúcho depois de eliminar o Inter nas quartas

Grêmio e Brasil de Pelotas entram em campo neste domingo (1), às 16 horas, em Porto Alegre, para abrir a decisão do Campeonato Gaúcho de 2018. Os dois clubes decidiram o título de 1919, única conquista do Brasil de Pelotas.

O time gremista, detentor de 36 títulos e outros 27 vices, só tem menos conquistas estaduais que o rival Internacional (45). Já o Brasil de Pelotas foi campeão em 1919 e perdeu outras quatro decisões nos anos de 1953, 1954, 1955 e 1983 (três para o Internacional e uma para o extinto Renner).

Como de costume, o técnico Renato Gaúcho — que tem a se favor a tabu de não ter perdido o primeiro jogo de uma eliminatória desde que voltou ao Grêmio, em 2016 — fez mistério sobre a escalação para a final.

O treinamento deste sábado, realizado debaixo de chuva na Arena do Grêmio, foi fechado para a imprensa.


Uma dúvida conhecida na equipe será a escolha por Maicon ou Arthur no meio de campo. Ambos, além de Jaílson, lutam por duas vagas no time. O lateral-esquerdo Cortez comemorou as opções de companheiros para o setor de meio-campo.

"Sempre bom jogar com o Maicon, o Arthur, o Jailson, o Michel. Ter estas opções mostra a força do nosso grupo, do nosso elenco. Então, seja lá quem o treinador optar, quem ganha com isso é o Grêmio. Está todo mundo preparado e, na hora que o treinador escolher, entraremos determinados para fazer um grande jogo", despistou o jogador em entrevista coletiva.


Leia também

Provavelmente,o Grêmio — que eliminou o Avenida nas semifinais — abrirá a decisão do Estadual com: Marcelo Grohe; Leonardo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Jaílson), Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael.

Marcelo Pitol comemora vaga
Marcelo Pitol comemora vaga

O time do Brasil de Pelotas, comandado pelo ex-goleiro Clemer - ídolo do time colorado - obteve a vaga na final após bater o São José-RS nos pênaltis, depois de dois empates por 1 a 1.


A escalação da equipe ainda não está definida, mas o time que conquistou a histórica classificação e poderá dar à torcida xavante o segundo título estadual era o seguinte: Marcelo Pitol, Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton, Artur, Leandro Leite, Valdemir, Mossoró, Alisson Farias, Calyson e Leo Bahia.

Volta e regulamento

A partida de volta da decisão do Campeonato Gaúcho será realizada no dia 8 de abril, às 16 horas, no estádio Bento Freitas, em Pelotas.

Pelo regulamento do torneio estabelecido pela Federação Gaúcha de Futebol, o Brasil de Pelotas tem a vantagem de decidir em seu estádio por ter feito melhor campanha nas fases anteriores.

O gol marcado fora de casa tem peso maior e será contabilizado o saldo das duas partidas. Caso persista o empate, o título será definido na disputa de pênaltis.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.