Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Goleiro do Fortaleza é eleito 8º melhor do mundo em estudo internacional sobre desempenho

Outros nove brasileiros aparecem na lista dos 100 arqueiros com melhor performance do futebol mundial

Futebol|Do R7

João Ricardo chegou ao clube em 2023, após deixar o rival Ceará Créditos/Mateus Lotif/Fortalezac

O Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) publicou nesta quinta-feira (10) a lista dos 100 goleiros com melhor desempenho do futebol mundial na última temporada.

O goleiro do Fortaleza, João Ricardo, é o brasileiro mais bem colocado na pesquisa. O arqueiro do Leão desbancou estrelas do Brasileirão, como Weverton e Cássio, além do titular da seleção brasileira, Alisson.

Leia mais:

Segundo a pesquisa, João ainda tem uma porcentagem de defesa que supera as expectativas em relação aos gols sofridos pela sua equipe.

A pesquisa seleciona os atletas conforme o desempenho nas partidas disputadas, dos resultados dos jogos e desvio na porcentagem de defesas em relação ao esperado.


O recorte utilizado para a montagem da lista foram jogos realizados entre 31 de março de 2024 e 31 de março de 2025.

Aos 36 anos, João Ricardo tem contrato com o Fortaleza até o fim de 2027. O goleiro chegou ao clube em 2023, após deixar o rival Ceará, e foi fundamental nas campanhas estaduais e nacionais que levaram o time a disputar a Copa Libertadores em duas ocasiões, em 2023 e na atual temporada.

Veja a lista do top 10:

  • 1º - Gianluigi Donnarumma - Paris St-Germain
  • 2º - Yann Sommer - Inter de Milão
  • 3º - Thibaut Courtois - Real Madrid
  • 4º - Stanislav Agkatsev - FK Krasnodar
  • 5º - Mark Flekken - Brentford
  • 6º - Robert Sánchez - Chelsea
  • 7º - Péter Gulácsi - RB Leipzig
  • 8º - João Ricardo - Fortaleza
  • 9º - Moritz Nicolas - Borussia M’gladbach
  • 10º - Robin Zentner - FSV Mainz

Além de João Ricardo, outros nove brasileiros estão na lista do top 100:

  • 13º - Lucas Perri - Lyon
  • 18º - Weverton - Palmeiras
  • 25º - John - Botafogo
  • 28º - Hugo Souza - Corinthians
  • 33º - Alisson - Liverpool
  • 36° -Tiago Volpi - Grêmio
  • 50º - Bento - Al-Nassr
  • 62° - Cássio - Cruzeiro
  • 90º - Léo Jardim - Vasco

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.