Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gareth Bale anuncia aposentadoria do futebol, aos 33 anos

Jogador pendura as chuteiras após levar País de Gales a uma Copa depois de 64 anos, além de inúmeros títulos conquistados

Futebol|Do R7

Último capítulo da carreira de Bale foi levar Gales a uma Copa, depois de 64 anos
Último capítulo da carreira de Bale foi levar Gales a uma Copa, depois de 64 anos Último capítulo da carreira de Bale foi levar Gales a uma Copa, depois de 64 anos

Gareth Bale anunciou sua aposentadoria do futebol por clubes e seleção nesta segunda-feira (9). O agora ex-jogador pendura as chuteiras depois de fazer história pelo País de Gales e levar seu país a uma Copa do Mundo após 64 anos de ausência em Mundiais. Além dos feitos históricos pela seleção, Bale se despede do mundo da bola com um currículo invejável por clubes. 

"Após consideração cuidadosa, anuncio minha aposentadoria imediata do clube e do futebol internacional. Eu me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo. Ele realmente me deu alguns dos melhores momentos da minha vida", escreveu Bale, em uma longa carta de despedida.

Além de ter levado Gales a uma Copa do Mundo, Bale foi o principal jogador de sua seleção durante as históricas campanhas nas Eurocopas de 2016 e 2020. Em 2016, ele ajudou o time a chegar às semifinais, mas caiu nas semifinais para Portugal, que viria a ser campeão. Em 2021, quando foi disputada a Euro 2020, Bale e companhia pararam na Dinamarca, nas oitavas de final. 

Em 17 temporadas no futebol profissional, Bale somou 664 jogos na carreira, marcou 225 gols e conquistou 17 títulos.

Publicidade

Multicampeão no Real Madrid

Bale tem cinco Ligas dos Campeões na carreira
Bale tem cinco Ligas dos Campeões na carreira Bale tem cinco Ligas dos Campeões na carreira

Revelado pelo Southamptom-ING, Bale se tornou um dos melhores jogadores do mundo após desembarcar em Londres para vestir as cores do Tottenham. Lateral de origem, o galês explodiu de verdade quando se tornou atacante, e foi vendido ao Real Madrid em 2013 por mais de 100 milhões de euros. 

Na Espanha, Bale conquistou todos os títulos possíveis. Em nove anos, o galês faturou cinco vezes a Liga dos Campeões, principal torneio de clubes do mundo, três Supercopas da Uefa e quatro Mundiais Interclubes. Em âmbito nacional, o ex-jogador conquistou três vezes a Liga Espanhola e três Supertaças da Espanha, além de uma Copa do Rei.

Publicidade

Depois de encerrar sua passagem pelo Real Madrid, Bale disputou a MLS, liga americana de futebol, pelo Los Angeles FC. 

Confira a carta de despedida de Bale do futebol:

Publicidade

Após consideração cuidadosa, anuncio minha aposentadoria imediata do clube e do futebol internacional.

Eu me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo. Ele realmente me deu alguns dos melhores momentos da minha vida. O mais alto dos pontos altos em 17 temporadas, que será impossível de replicar, não importa o que o próximo capítulo tenha reservado para mim.

Desde o meu primeiro toque no Southampton até o meu último com o LAFC e tudo mais, moldei uma carreira por clubes pela qual tenho imenso orgulho e gratidão. Jogar e capitanear meu país 111 vezes foi realmente um sonho que se tornou realidade.

Mostrar minha gratidão a todos aqueles que fizeram sua parte nesta jornada parece impossível. Eu me sinto em dívida com muitas pessoas por ajudarem a mudar minha vida e moldar minha carreira de uma forma que eu nunca poderia ter sonhado quando comecei, aos 9 anos.

Aos meus clubes anteriores, Southampton, Tottenham, Real Madrid e finalmente LAFC. Todos os meus gerentes e treinadores anteriores, equipe de apoio, companheiros de equipe, todos os fãs dedicados, meus agentes, meus amigos e familiares incríveis, o impacto que vocês tiveram é imensurável.

Meus pais e minha irmã, sem sua dedicação naqueles primeiros dias, sem uma base tão sólida, eu não estaria escrevendo esta declaração agora, então obrigado por me pôr neste caminho e por seu apoio inabalável.

Minha esposa e meus filhos, seu amor e apoio me sustentaram. Bem ao meu lado em todos os altos e baixos, me mantendo com os pés no chão ao longo do caminho. Vocês me inspiram a ser melhor e a deixá-los orgulhosos.

Então, sigo em frente com expectativa para a próxima etapa da minha vida. Um tempo de mudança e transição, uma oportunidade para uma nova aventura…

De Endrick a Mbappé: veja jogadores sub-20 mais caros de todos os tempos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.