Richarlison e Pia são os representantes do Brasil nas categorias principais do The Best
Montagem R7 - REUTERS/Amanda Perobelli - Thais Magalhães/CBF - 24.02.2023Nesta segunda-feira (27) acontece o The Best, premiação da Fifa que elege os melhores do futebol mundial. Apesar da empolgação diante de uma celebração tão importante para o mundo da bola, os torcedores brasileiros chamaram atenção para um fator: cadê o Brasil?
Mesmo com jogadores que tiveram uma temporada brilhante, o Brasil não foi indicado aos finalistas de nenhuma categoria. Neymar, Vini Jr., Alisson e Debinha, da seleção feminina, chegaram a ser listados entre os melhores, mas foram cortados da lista final.
A representação brasileira ficou por conta de Richarlison, que foi indicado ao prêmio Puskás de gol mais bonito do ano. A pintura contra a Sérvia na Copa do Mundo concorre com o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem perna amputada.
Além do jogador do Tottenham, Pia Sundhage, treinadora da seleção feminina, é uma das finalistas do prêmio de Melhor Treinadora do mundo. Ela concorre com a holandesa Sarina Wiegman, da seleção inglesa, e a francesa Sonia Bompastor, do Lyon.
Além dos prêmios individuais, ainda existe a premiação de Seleção do Ano, feita pela FIFPro (Federação Internacional das Associações de Jogadores Profissionais). Este ano, entre os 26 indicados, o goleiro Alisson, o zagueiro Thiago Silva, o volante Casemiro e o atacante Neymar são os nomes do Brasil. A Fifa anuncia os onze escolhidos durante a celebração, que acontece em Paris.
Veja também
Desde que começou a existir, em 1991, o The Best já premiou brasileiros em oito ocasiões diferentes. Ronaldo é o recordista, com 3 prêmios (1996/1997/2002), Ronaldinho aparece logo atrás com dois (2004/2005). Romário tem um (1994), assim como Rivaldo (1999) e Kaká (2007). Na categoria de Melhor Jogadora, Marta é a maior vencedora do prêmio. Empatada com o camisa 10 argentino, a Rainha do Futebol tem seis troféus da Fifa na estante.
No prêmio Puskás — que surgiu em 2010 — o Brasil já teve dois vencedores. Em 2011, Neymar, ainda pelo Santos, fez uma das jogadas mais bonitas do futebol e mandou a bola para o fundo da rede. A obra de arte foi eleita o gol mais bonito da temporada.
Já em 2015, Wendell Lira, do Goianésia, anotou uma verdadeira pintura no Campeonato Goiano e terminou o ano sendo eleito pela Fifa como autor do gol mais bonito do ano.
O maior vencedor, atualmente, é Lionel Messi, que já foi ganhou seis vezes o The Best de Melhor Jogador. Cristiano Ronaldo aparece logo atrás, com apenas um prêmio a menos.
Na categoria de melhor jogador do mundo — que tinha Neymar e Vini Jr. na lista preliminar — a Fifa escolheu Benzema (Real Madrid), Messi (PSG e Argentina) e Mbappé (PSG e França) como finalistas. Entre os goleiros, os finalistas são: Buono(Sevilla e Marrocos), Courtois (Real Madrid e Bélgica) e Emiliano Martínez (Aston Villa e Argentina).
No futebol feminino, as finalistas escolhidas pela Fifa foram: Alexia Putellas, do Barcelona e da seleção espanhola, a inglesa Beth Mead, do Arsenal e a estadunidense Alex Morgan, que joga no San Diego Wave.