Futebol França condena hacker responsável por revelar 'face oculta' dos negócios do futebol

França condena hacker responsável por revelar 'face oculta' dos negócios do futebol

Rui Pinto, de 35 anos, trouxe à tona inúmeros segredos como salários de Messi e Neymar, e até acusação de estupro contra CR7

  • Futebol | Da AFP

Rui Pinto revelou segredos obscuros do futebol

Rui Pinto revelou segredos obscuros do futebol

Miguel MEDINA / AFP - 22.11.2023

Rui Pinto, o português responsável pelo "Football Leaks", o vazamento que revelou a face oculta dos negócios do futebol, foi condenado na quarta-feira (22) por um tribunal parisiense a seis meses de prisão com suspensão condicional da pena por hackear os dirigentes do Paris SG.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Pinto, 35 anos, aceitou as penas proposta pelo Ministério Público e que foi confirmada por um tribunal correcional após uma audiência.

O 'hacker' também foi condenado a pagar um euro de indenização ao PSG, além de 4.000 euros pelos custos do processo.

Pinto reconheceu que acessou ilegalmente, entre 2015 e 2019, os e-mails do diretor financeiro do PSG, do diretor-geral adjunto e de um assistente da direção geral do clube, obtendo informações de forma fraudulenta.

O advogado de defesa o apresentou ao tribunal francês como "um dos maiores denunciantes contemporâneos" e destacou o paradoxo de sua condição dupla diante da justiça portuguesa: testemunha protegida e, ao mesmo tempo, réu.

A Justiça de Portugal condenou Pinto em setembro a quatro anos de prisão com suspensão condicional da pena por oito crimes cibernéticos e tentativa de extorsão.

Repassada para um consórcio de meios de comunicação de investigação europeus, as informações demonstraram as práticas questionáveis que envolveram jogadores importantes, clubes e agentes, resultando em investigações fiscais e judiciais em vários países.

Da publicação dos salários de Lionel Messi e Neymar a uma acusação de estupro contra Cristiano Ronaldo, que foi rejeitada, passando pelas estratégias do Manchester City para burlar o 'fair-play' financeiro, o mundo do futebol foi abalado por este gigantesco vazamento de informações.

Conheça uma das casas de Ronaldinho Gaúcho que podem ser penhoradas por dívida de R$ 1 mi

Últimas