-
Atual técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti é o novo comandante da seleção brasileira. Após firmar um contrato verbal com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o italiano deve assumir o time até junho de 2024, quando o comando do clube merengue termina.
Ancelotti é considerado um dos melhores treinadores do mundo e acumula passagens bem-sucedidas e títulos nos times que comandou -
Como jogador, Ancelotti começou a carreira no clube italiano Parma, no qual atuou de 1976 a 1979. Ele foi transferido para o clube de Roma, pelo qual ganhou a série A do Campeonato Italiano e quatro Copas da Itália.
De 1987 a 1992, jogou no Milan e integrou o time durante a vitória de duas edições da Liga dos Campeões: 1988-89 e 1989-90.
Na seleção italiana, Ancelotti esteve em campo durante duas Copas do Mundo, em 1986 e 1990 -
Como treinador, ele teve passagem por diversos clubes do futebol europeu e uma trajetória vitoriosa. Ancelotti é o maior vencedor da Liga dos Campeões, com quatro conquistas na competição: duas pelo Milan (2003 e 2007) e duas pelo Real Madrid (2014 e 2022)
-
O primeiro trabalho do técnico foi no Regianna-ITA, em 1995, três anos após ter encerrado sua carreira como jogador de futebol. Nos anos seguintes, teve passagem por mais três equipes italianas: Parma, Juventus e Milan.
No Rossonero, ele conquistou a incrível marca de oito títulos: duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, duas Supercopas da Uefa, uma Coppa Italia, uma Supercopa da Itália e um Campeonato Italiano -
Desde então, o técnico italiano passou por outros grandes times da Europa, como o Chelsea (Inglaterra), o Paris Saint-Germain (França), o Bayern de Munique (Alemanha), o Napoli (Itália) e o Everton (Inglaterra).
Pela equipe merengue, que está sob seu comando no momento, Ancelotti foi campeão do Campeonato Espanhol, duas vezes da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha, duas vezes da Liga dos Campeões, duas vezes da Supercopa da Uefa e, por fim, venceu duas vezes o Mundial de Clubes -
No quesito conquistas individuais, o treinador também já foi premiado várias vezes. Em 2007 e 2014, foi considerado o melhor treinador do mundo pela IFFHS (Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol). Já em de 2019, esteve na lista dos dez maiores treinadores da história do futebol, elaborada pela revista France Football
-
Ancelotti tem um estilo mais ofensivo de jogo e uma capacidade de potencializar jogadores jovens. O técnico desenvolve um jogo principalmente de controle de ações, em que a velocidade e a posse de bola são prioridades, exatamente o que buscavam os dirigentes da CBF para o comando da Amarelinha.
A previsão de chegada de Carlo na seleção é para o segundo trimestre de 2024, mas, até lá, ele terá uma pessoa de sua confiança para esse período de "transição"