-
O Rei do Futebol faleceu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Pelé deixou um legado para diversos atletas e, por mais que não tenha frequentado eventos públicos nos últimos anos por estar debilitado, mostrou o apoio à nova geração do esporte por meio das redes sociais. Confira os privilegiados que receberam o carinho do Rei:
-
Pelé costumava mostrar um grande apoio ao atual camisa 10 da seleção brasileira, Neymar. Assim como o Rei, o atacante do Paris Saint-Germain foi revelado pelo Santos. Quando o jogador atingiu o mesmo número de gols de Pelé pelo Brasil, o Rei escreveu: "O seu legado está longe de chegar ao fim. Continue nos inspirando. Eu continuarei dando socos no ar de felicidade com cada gol que você fizer, como fiz em todas as partidas em que vi você em campo"
-
Companheiro de equipe de Neymar, Mbappé recebeu diversas homenagens nas redes sociais de Pelé. Nas redes sociais, o eterno ídolo do Santos escreveu: "Kylian, você é incrível e eu te admiro muito [...] Torço para que sua estrela continue a brilhar e que você voe cada vez mais alto"
-
Após a final da Copa do Mundo 2022, Pelé aproveitou a oportunidade para reverenciar Lionel Messi, principalmente pelos feitos no Mundial em Doha, no Catar. O Rei do Futebol se curvou perante o talento e habilidade de um dos maiores craques da nova geração. De acordo com o ex-jogador, o troféu da Copa levantado por Messi foi "merecido por sua trajetória". Ainda na mesma publicação, Pelé ainda comentou: "Certamente Diego está sorrindo agora"
-
"Eu sempre soube que o dia de te dar parabéns chegaria, meu amigo. Não existe outro caminho para quem trabalha duro e ama o que faz. Você é iluminado e ainda vai nos trazer muitas alegrias", foi a mensagem para Rodrygo, quando o Real Madrid se classificou para a final da Champions League
-
Vinícius Júnior sofreu ataques racistas após dançar em comemoração de um gol no Real Madrid. Pelé publicou uma mensagem de apoio ao jogador. "O futebol é alegria. É uma dança. É mais que isso. É uma verdadeira festa. Apesar de que, infelizmente, o racismo ainda exista, não permitiremos que isso nos impeça de continuar sorrindo", escreveu
-
Sadio Mané não defendeu a seleção de Senegal na Copa do Mundo por conta de uma lesão. No entanto, recebeu o prêmio de jogador africano do ano. "Sadio Mané já conquistou fãs no mundo inteiro por seu lindo futebol. E eu sou mais um deles. Continue sua jornada, garoto. Você ainda tem muitas outras barreiras para quebrar. E eu estarei torcendo por você!", homenageou o Rei
-
Quando o ídolo argentino Lionel Messi venceu o prêmio Bola de Ouro pela sétima vez, o gênio do futebol disse: "Parabéns, Leo Messi, por mais uma Bola de Ouro. Certamente é uma homenagem justa para um talento ímpar. Sete vezes, muito obrigado!" Em outro momento, Pelé escreveu que o talento do atacante para jogar bola era incrível
-
Do Rei para a Rainha Marta: "Eu sou seu fã e tenho muito orgulho de você ser brasileira [...] Parabéns pela sua trajetória. Parabéns, pois você é muito mais que uma jogadora de futebol. Você ajuda a construir um mundo melhor com os seus pés"
-
Pelé costumava mostrar apoio ao futebol feminino. Na conquista da oitava Copa América em 2022, ele publicou: "Tem sido uma alegria acompanhar o crescimento do futebol feminino. Parabéns a todas as mulheres! Vocês estão inspirando as novas gerações e quebrando recordes. Estou ansioso para ver as próximas conquistas"
-
A seleção feminina de futebol da Arábia Saudita também recebeu o reconhecimento do brasileiro. "Quero parabenizar a Federação de Futebol da Arábia Saudita e sua Seleção Feminina de Futebol, pela sua primeira partida oficial pela Fifa. Eu sempre estarei torcendo por vocês do Brasil. Hoje é um dia histórico, não somente para vocês, mas para todos que amam o futebol"
-
As jogadoras do Olympique Lyonnais venceram a Champions League e receberam o carinho do Rei, que parabenizou as meninas que levantaram a taça da competição. "O futebol feminino é um espetáculo. É maravilhoso ver um jogo tão bonito, com as atletas tomando o espaço que tanto merecem no esporte"
-
A espanhola Alexia Putellas, o polonês Robert Lewandowski e o francês Karim Benzema conquistaram os dois prêmios da Bola de Ouro e The Best FIFA. Pelé homenageou os jogadores e publicou uma foto de cada um em ação, nos campos. "Quando vocês estão em campo, o esporte sempre fica mais bonito", disse. E agradeceu: "Vocês são exemplos que inspiram as futuras gerações que amam o futebol. Obrigado pelo espetáculo nesta temporada"
-
Cristiano Ronaldo ultrapassou o número de gols de Pelé em partidas oficiais. Os craques tiveram a oportunidade de se conhecer em premiações, e o Rei usou uma foto com o atacante português para homenageá-lo: "Cristiano, a vida é um voo solo. Cada um faz a sua própria jornada. E que bela jornada você está tendo! Eu te admiro muito, adoro te ver jogar e isso não é segredo para ninguém"
-
O jogador ítalo-brasileiro Jorginho defende a seleção italiana e, em 2021, conquistou o troféu da Eurocopa. "O Brasil está em todo o lugar, e a nossa paixão pelo futebol veste várias cores. Parabéns, Jorginho. Eu fico muito feliz ao te ver jogar. Sou seu fã e admirador. Viva o Brasil!", escreveu
-
Além de mostrar o apoio aos jogadores e jogadoras de futebol, Pelé desejou nas redes sociais uma boa temporada aos pilotos de Fórmula 1. Após a vitória de Lewis Hamilton no Grande Prêmio do Brasil em 2021, o ídolo do futebol autografou uma camisa da seleção brasileira para o piloto e lhe agradeceu por levar a bandeira do Brasil ao pódio. "Uma atuação maravilhosa. Um dia tão glorioso para você, Lewis Hamilton, quanto para nós, brasileiros. É muito bom ver um piloto da Fórmula 1 levantar a nossa bandeira no pódio. Obrigado por ser quem você é". Na camisa, ele escreveu: "Para Lewis, Nós somos campeões mundiais. Do amigo, Pelé"
-
Dona de conquistas inéditas para a ginástica brasileira, Rebeca Andrade foi parabenizada pelo Rei pelas conquistas na Olimpíada de Tóquio. "Uma mulher forte, nascida na periferia, luta contra adversidades e traz uma medalha inédita para o Brasil. Parabéns, Rebeca Andrade. Te desejo luz e perseverança, para conquistar ainda muito mais"
-
Simone Biles, ginasta dos Estados Unidos, deixou de participar da final individual nos Jogos Olímpicos de Tóquio por conta da saúde mental e recebeu o apoio de Pelé na decisão: "Quero parabenizá-la pela postura e mandar o meu carinho. Como eu já disse, o grande presente que você ganha na vitória não é a joia, é o alívio mesmo. A vida de atleta é muito exaustiva, e a saúde mental não deve ser subestimada. Fique bem e continue sua jornada de sucesso"
-
Ao conquistar a medalha de prata na categoria street do skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi a vez de Rayssa Leal ser homenageada por Pelé: "Você me enche de orgulho. Você é realmente uma 'Fadinha', que nos faz acreditar que até os sonhos mais difíceis podem se tornar realidade"
-
Para todos os atletas do Comitê Olímpico do Brasil: "Vocês são verdadeiros guerreiros. Obrigado pelas medalhas, mas não é somente sobre isso. A jornada de vocês vai tirar crianças da rua, da pobreza e da criminalidade. O esporte salva vidas. Vocês são inspiração para que o Brasil seja um país com muito mais oportunidades"
-
A tenista brasileira Bia Haddad chegou à final do WTA 1000 em Toronto. Majestade Pelé declarou a torcida para a atleta por meio das redes sociais: "Eu quero parabenizar a Bia Haddad pela linda jornada até aqui. Estarei torcendo por você hoje. Você está escrevendo uma linda história"
-
Rafael Nadal conquistou o 21º título de Grand Slam no Aberto da Austrália e ultrapassou os números de Federer e Djokovic. Com o recorde, o Rei parabenizou o tenista espanhol. "A história está sendo feita diante dos nossos olhos. Parabéns pelo recorde e pelo espírito de luta e dedicação que você teve em toda a carreira. Você é uma inspiração para todos apaixonados pelo esporte"
-
Além das felicitações, Pelé deu apoio a grandes atletas que decidiram se aposentar das quadras. Para o suíço Roger Federer, ele publicou: "Deixar de fazer o que mais amamos sempre é uma decisão difícil. Porém, encontramos a paz quando temos certeza de que demos o máximo de nós a cada desafio que enfrentamos. [...] Sua jornada marcou a todos. Você é, e sempre será, um ídolo"
-
Antes de voltar atrás na decisão da aposentadoria, o gigante brasileiro amparou a escolha de Tom Brady de deixar os gramados do futebol americano. "Você é uma lenda. Antes eu torcia pela sua vitória nos jogos. Continuo torcendo para que sua vida seja sempre cheia de conquistas. Agora que você terá mais tempo, quando passar por aqui, espero um abraço seu"