Fluminense recebe multa de R$ 74 mil da Conmebol por gramado do Maracanã
Arbitragem do jogo diante do Olímpia relatou em sumula a situação da grama e entidade puniu a equipe carioca
Futebol|Do Live Futebol BR
A Conmebol multou o Fluminense em 15 mil dólares (R$74 mil) devido ao estado do gramado do estádio do Maracanã, na partida diante do Olímpia, pela Copa Libertadores da América.
Compartilhe esta notícia no Whatsapp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Além da multa, a entidade ainda aplicou uma advertência ao clube, informando que em caso de reincidência, o valor será ainda maior. A pena aconteceu após a arbitragem do jogo relatar em súmula o estado ‘ruim’ do gramado.
“Desde o dia anterior ao jogo, às 9h30, quando chegamos ao Estádio Maracanã, observamos um campo de jogo com muitas imperfeições para a competição. Se observavam zonas muito afetadas com falta de gramado e grandes zonas com a base descoberta, principalmente no setor Norte. Já se estava trabalhando no momento anterior ao corte e marcado, com transplante de pequenos pedaços de campo. Foram tiradas fotos e indicado que voltaríamos a checar as condições quando terminassem o trabalho. Essa nova inspeção aconteceu às 12h30 e continuaram grandes áreas desprovidas de gramado e reparações que faziam duvidar de sua permanência durante o jogo. Foram tiradas novas fotos”, relatou o delegado da partida.
“No dia do jogo, às 12h, inspecionamos e era possível observar as zonas reparadas. O resultado seguiu sendo muito desagradável visual e seguramente prático à hora da disputa do jogo. Foram tiradas novas fotos do campo de jogo, com zonas de marcação de linhas desniveladas (solicitamos a repintura) e corrigir marcações que eram insuficientes do pênalti, escanteio e áreas”, seguiu.
“Em suma, campo de jogo ruim apesar de algumas melhorias de última hora”, finalizou.
Segundo o Manual de Clubes da Libertadores, é exigido que o gramado apresente boas condições de jogo.
“A superfície natural do campo de jogo deve ser de excelente qualidade, que permita alcançar parâmetros seguros de torção, tração, pique e rolagem da bola, entre outros, utilizados para a avaliação das condições de jogo, garantindo assim, não só a qualidade do espetáculo em termos de estética como também diminuindo o risco de lesões dos jogadores e árbitros”, diz trecho.
O gramado do Maracanã foi alvo de críticas após sucessivos jogos no gramado. Flamengo e Fluminense compartilham o local para mandar suas partidas, gerando um alto número de duelos em pouco espaço de tempo. Devido ao estado ruim do gramado, a administração do Maraca optou pelo fechamento do estádio para reparos. A reabertura será na final da Copa do Brasil, quando o Flamengo recebe o São Paulo no domingo (17).
Título no futebol, tênis e surfe: veja como foi o final de semana dos brasileiros pelo mundo