Fluminense quer a ofensividade do psicólogo-treinador Fernando Diniz
O treinador se destacou com o vice-campeonato Paulista de 2016 do Audax; a nova aposta do Tricolor carioca é formado em psicologia e tem estilo ofensivo
Futebol|Carla Canteras, do R7
No anúncio oficial da contratação de Fernando Diniz, na última quarta-feira, o Fluminense colocou em nota oficial: "Escolhido pelo perfil estudioso e de trabalho muito intenso". Esta descrição define o treinador, quando sua carreira é avaliada.
Fernando Diniz, de 44 anos, apareceu no futebol nacional há quase três anos quando levou o pequeno Audax para a final do Campeonato Paulista, desbancando Palmeiras, Corinthians e São Paulo. O time foi vice-campeão, perdeu para o Santos. Mas o estilo de jogo chamou a atenção do País.
Leia também
Artilheiro no Flu, Macula busca redenção na Copa São Paulo
Pablo, Fernando Diniz e Sornoza: o resumo do Vaivém desta quarta
Flu pagará a Henrique valor maior que o gasto para tirá-lo da Europa
O Fluminense foi um pesadelo. O Corinthians resgata Sornoza
Copa Sul-Americana 2019 tem confrontos definidos pela Conmebol
Os times de Diniz são ofensivos e o toque de bola é a característica principal de seus comandados. Os tradicionais chutões não são vistos nem quando seu time é pressionado. O goleiro é o mais estimulado a jogar com os pés. Sidão, ex-São Paulo e atualmente no Goiás, se destacou no Paulistão de 2016 exatamente por isso.
Em 2018, Fernando Diniz foi para o Athletico Paranense, mas não resistiu aos resultados do Brasileirão.
O Fluminense passa por crise política e financeira e busca um trabalho de longo prazo, que faça o time voltar a ser ofensivo. Combina com as características de Fernando Diniz, que, além de trabalhar a parte técnica, trabalha o lado psicológico dos jogadores.
Mas ele não desenvolve este trabalho só com a experiência prática, ele foi estudar e se formou em psicologia. Em entrevistas, Diniz afirmou que, se conhecesse melhor o seu lado psicológico e trabalhasse melhor emocionalmente, sua carreira como jogador teria sido outra.
Como jogador, o ex-meia atuou em alguns clubes grandes, como: Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo e no próprio Fluminense.
Nas Laranjeiras, ficou de 2000 até 2003, participou de 60 jogos e fez sete gols.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook.
Em alta! Saiba quem são os atletas mais pesquisados no Brasil 2018:
" gallery_id="5c1a94f7cd77c02d3e0017d6" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/fluminense-quer-a-ofensividade-do-psicologo-treinador-fernando-diniz-20122018"]