Tiquinho Soares, do Botafogo, disputando bola com André, do Fluminense
Vitor Silva/BotafogoFluminense e Botafogo farão neste domingo (29) o primeiro clássico carioca de 2023, no Maracanã, às 18h. Os rivais protagonizaram grandes duelos na última temporada, tanto no estadual, como o último, pelo Campeonato Brasileiro.
Em 2022, os recortes dos clássicos entre Fluminense e Botafogo foram de difíceis apresentações do cenário por conta de elencos desnivelados em um primeiro momento, mas com equilíbrio escancarado após o Glorioso se reforçar.
Ao todo, foram cinco encontros na última temporada: três vitórias do Tricolor, uma do Glorioso, além de um empate. No Cariocão, o clube das Laranjeiras venceu por 2 a 1 na fase de grupos e reencontrou o Alvinegro nas semifinais.
Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, saiu perdendo por 2 a 0 no segundo, e só confirmou a classificação aos 51 minutos do segundo tempo, com gol de Germán Cano - na ocasião, o time era comandado pro Abel Braga e sagrou-se campeão.
Já no Brasileirão, no duelo do primeiro turno, com Fernando Diniz à beira do gramado, o Fluminense massacrou o Botafogo dentro do Estádio Nilton Santos, tendo 80% de posse de bola, e venceu na reta final com lindo gol do zagueiro Manoel. O Glorioso, comandado por Luís Castro, ainda não havia formado seu elenco com o investimento de John Textor.
No último encontro de 2022, no Maracanã, o Alvinegro entrou em campo recheado de novas peças e em arrancada por vaga em competições continentais, abriu 2 a 0 sem dificuldades, com gols de Eduardo e Jeffinho, mas cedeu o empate na reta final do duelo.
Para o Clássico Vovô deste domingo, Diniz e Castro levarão ao gramado o que têm de melhor em seus elencos. A dupla optou por poupar os times no meio da semana e confirmou utilização de força máxima no Maracanã para o primeiro grande embate da temporada.
Em baixa! Neymar não aparece nem entre os 30 jogadores mais valiosos da temporada