Flamengo vira sobre o Vasco fora de casa e consolida a vice-liderança
Já nos minutos finais, Cruzmaltino teve um gol de Cano anulado por causa de impedimento. Derrota é a terceira seguida do time no Brasileirão
Futebol|Do R7
O Flamengo chegou! Com a vitória deste sábado (10) para cima do Vasco, em São Januário, por 2 a 1, de virada, o atual campeão brasileiro chegou aos 27 pontos e, por alguns instantes, alcançou o Atlético-MG. Porém, o líder do Brasileirão entrou em campo horas mais tarde e também venceu. Com isso, as duas equipes seguem separadas por três pontos.
Leia também
Léo Pereira e Bruno Henrique marcaram para o Flamengo. Talles Magno abriu o placar para o Vasco, que, com mais uma derrota, segue despencando no Brasileirão. Atualmente, ocupa a 10ª posição, com 18 pontos.
Na próxima rodada, o Fla recebe o Red Bull Bragantino, no Maracanã, na quinta-feira. Já o Cruzmaltino só volta a atuar no próximo domingo, quando encara o Internacional fora de casa.
Mandante dá as cartas
O Vasco foi para o Clássico dos Milhões com um esquema distinto em relação aos anteriores. Interino, Alexandre Grasseli mandou um time com quatro meio-campistas e dois atacantes (4-4-2), com o intuito de agrupar as peças e anular o jogo posicional do Flamengo. E a estratégia se mostrou certeira quando um contragolpe encaixou, ainda aos nove minutos.
Cayo Tenório aproveitou um recuou errado de Bruno Henrique, passou fácil por Filipe Luís e serviu Talles Magno, no capricho. Gol da joia da Colina, elevando a temperatura de uma agradável partida.
Nada mudou...
O gol sofrido não trouxe alternativas efetivas para que o Flamengo igualasse o marcador. E o Vasco seguiu firme quanto às suas convicções. Passou o primeiro tempo sem sofrer sustos, mesmo com o Rubro-Negro tendo quase 70% de posse de bola, e com Benítez transmitindo segurança nas transições ofensivas.
... E mudou tudo
O roteiro do clássico tinha uma mudança de cenário reservada para o primeiro lance de ataque do segundo tempo. Em falta lateral, Diego Ribas pôs a bola na cabeça de Léo Pereira, que foi à rede e marcou o seu primeiro gol pelo clube.
O 'rei' se redime da melhor forma
Com o empate no placar, as ações também se equilibraram. O Fla permanecia grande parte do tempo com a bola nos pés, mas sem inspiração. O Vasco, por sua vez, ameaçava com chutes de meia distância - Carlinhos chegou perto numa das investidas dos mandantes, mas Cano deu uma de zagueiro.
Por falar em zagueiro, não teve um que impediu o "Rei dos Clássicos" do Flamengo de fazer valer a sua alcunha. Bruno Henrique, que havia sido vilão no gol vascaíno, recebeu um lançamento primoroso de Thiago Maia e, depois de ganhar dividida de Fernando Miguel, empurrou para o gol. A virada saiu aos 25 minutos.
Reta final dramática
A partir daí, a carga de dramaticidade foi catapultada. O jogo ficou aberto, com o Vasco se atirando e mudando o panorama inicial do embate. Enquanto o Fla penava para segurar a bola no ataque e não conseguia acertar um dos vários contra-ataques que teve, o Vasco dava sinal que rondaria a área rubro-negro até o apito final. A desorganização foi uma tônica dos minutos finais.
O Cruz-Maltino ainda balançou a rede, com Cano, mas... o VAR apontou um impedimento do passador vascaíno. Gol anulado. Bolas alçadas e, sob emoção, sem contar com técnica ou tática, o jogo encerrou 1x2.
VASCO 1X2 FLAMENGO
Data/Hora: 10/10/2020, às 17h
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Cartões amarelos: Cayo Tenório, Talles Magno (VAS) / Diego, Thiago Maia, Léo Pereira, Vitinho (FLA)
GOLS: Talles Magno, 9'/1ºT (1-0); Léo Pereira, 2'/2ºT (1-1); Bruno Henrique, 25'/2ºT (1-2); Cano, 39'/2ºT (2-2)
VASCO (Técnico: Alexandre Grasseli)
Fernando Miguel, Cayo Tenório (Vinícius, 27'/2ºT), Miranda, Leandro Castan e Henrique; Andrey, Marcos Junior (Gabriel Pec, 47'/2ºT) Carlinhos e Benítez; Cano e Talles Magno (Guilherme Parede, 37'/2ºT).
FLAMENGO (Técnico: Domènec Torrent)
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Gerson (Vitinho, 45'/2ºT) e Diego (Michael, 22'/2ºT); Bruno Henrique (Lincoln, 49'/2ºT) e Pedro.
De volta ao Santos, Robinho é mais um craque acusado de estupro. Veja: