Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Flamengo tem dois expulsos, perde do Bahia, e Palmeiras assume liderança do Brasileirão

Danilo recebeu cartão vermelho ainda no primeiro tempo, e Bahia fez outra ‘vítima’ na Fonte Nova, ajudando o Palmeiras a ser líder mesmo com um jogo a menos

Futebol|Estadão Conteúdo

  • Google News
Willian José, do Bahia, comemora seu gol contra o Flamengo MAURICIA DA MATTA/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 05.10.2025

Depois de vencer o Palmeiras no meio de semana, o Bahia fez mais uma “vítima” neste domingo na Fonte Nova e mexeu com a ponta do Campeonato Brasileiro. O tricolor de aço bateu o Flamengo por 1 a 0, em duelo válido pela 27ª rodada. Com este resultado, o rubro-negro é ultrapassado pelo alviverde na liderança da competição.

O Palmeiras foi aos 55 pontos, mesmo número do Flamengo. Porém, o clube paulista tem um jogo a menos (25 contra 26) e mesmo assim tem uma vitória a mais que os cariocas (17 a 16), que é o primeiro critério de desempate do Brasileirão.

O Flamengo teve que jogar mais de 80 minutos com um homem a menos em campo. Isso porque Danilo foi expulso aos 13 minutos de jogo por uma entrada violenta em um rival, levantando o pé na altura da cabeça do adversário. Aos 32 do segundo tempo, Wallace Yan levou o segundo cartão amarelo e também teve que sair de campo. Yan havia entrado no jogo vindo do banco de reservas 11 minutos antes.

O jogo a menos que o Palmeiras tem em relação ao Flamengo será no dia 11 de outubro, durante a Data Fifa, contra o Juventude, no Allianz Parque.


Fora desta briga pela ponta, o Bahia ganhou uma posição na tabela, onde soma 43 pontos e ocupa o quinto lugar, na frente do Mirassol pelo número de vitórias: 12 a 11. A sua torcida foi para casa comemorando uma vitória que não ocorria desde 2019, interrompendo uma sequência de 12 vitórias flamenguistas. Motivo de festa também para o técnico Rogério Ceni, que após acumular 16 derrotas seguidas venceu o Flamengo pela primeira vez na carreira.

Como foi Bahia x Flamengo

Apesar do rodízio promovido pelo técnico Filipe Luís, o Flamengo não perdeu a sua identidade ofensiva, iniciando o jogo tentando marcar a saída de bola do Bahia. Mas este esquema expõe a defesa, com os zagueiros, às vezes, ficando isolados no combate.


Foi o que aconteceu aos 12 minutos, quando Danilo saiu atrasado para tentar pegar Tiago, levantou muito o pé e acertou a cabeça do adversário. Por imprudência, o experiente Danilo acabou expulso. Para recompor sua marcação, Filipe Luís sacrificou o centroavante Pedro para a entrada do zagueiro Cleiton.

Mesmo com maior posse de bola baiano, o Flamengo parecia controlar o jogo. Tanto que quase abriu o placar aos 42 minutos, quando Arrascaeta fez um belo passe sobre a defesa e deixou Samuel Lino sozinho na área. A finalização, porém, foi bloqueada pelo goleiro Ronaldo.


Dois minutos depois, o Bahia aproveitou sua chance e marcou o primeiro gol. Tiago dividiu com Cleiton dentro da área e a bola sobrou para o chute de pé esquerdo de Willian José. A bola saiu cruzada e fora de alcance do goleiro Rossi, que saltou sem sucesso, aos 44.

Na volta para o segundo tempo, o Flamengo entrou em campo com três mudanças. Entraram Luiz Araújo, Plata e Bruno Henrique, todos com características de velocidade, para as saídas de De La Cruz, Samuel Lino e Carrascal.

O técnico Rogério Ceni não alterou o Bahia, apostando na manutenção de seu ritmo de jogo, com muita intensidade. Posicionou a sua marcação no meio-campo, à espera de erros do adversário para ‘matar’ o jogo no contra-ataque.

Quase que deu certo, porque o Bahia marcou o segundo gol aos 19 minutos com Michel Araújo, mas ele estava centímetros adiantado, em lance confirmado apenas pelo VAR.

Filipe Luís ainda tentou uma última mudança com a entrada de Wallace Yan no lugar de Arrascaeta. O garoto, porém, entrou pilhado, logo recebeu um cartão amarelo e depois, em falta por trás em cima de Gilberto, o segundo amarelo e, por consequência, o vermelho. Ele ficou em campo apenas 11 minutos e praticamente liquidou com a chance de reação do time.

Mesmo assim, o Flamengo ainda teve uma grande chance para empatar. Luiz Araújo cobrou falta na área, onde o zagueiro Léo Ortiz apareceu de surpresa, esticou a perna e Ronaldo defendeu quase em cima da linha, aos 42 minutos.

Os dois times vão ter uma semana livre devido a Data Fifa, com dois jogos da seleção brasileira na Ásia. Desta forma, o Flamengo só volta a campo no dia 15 diante do Botafogo, no clássico marcado para o estádio Nilton Santos. O Bahia fará o clássico Ba-Vi no dia 16, no Barradão, estádio do seu rival histórico.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 1 X 0 FLAMENGO

BAHIA - Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Rezende e Iago; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Kauê Furquim); Ademir (Kayky), Willian José (Cauly) e Tiago (Michel Araújo). Técnico: Rogério Ceni.

FLAMENGO - Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; Jorginho, De la Cruz (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Wallace Yan); Carrascal (Plata), Pedro e Samuel Lino (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.

GOLS – Willian José, aos 44 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Willian José, Kayky e Gilberto (Bahia). De La Cruz e Jorginho (Flamengo)

CARTÕES VERMELHOS – Danilo e Wallace Yan (Flamengo)

ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE)

PÚBLICO – 48.634 torcedores

RENDA - R$ 2.599.289,00

LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.