Futebol Final da Copinha será no Canindé após 21 anos; relembre decisões no tradicional estádio de São Paulo

Final da Copinha será no Canindé após 21 anos; relembre decisões no tradicional estádio de São Paulo

Palmeiras e América-MG se enfrentam na decisão da competição nesta quarta-feira (25), às 15h30; equipes chegam invictas na final

Palmeiras e América-MG se enfrentam pela primeira vez em uma final da Copinha

Palmeiras e América-MG se enfrentam pela primeira vez em uma final da Copinha

Reprodução/Instagram/ @copinha

Após 21 anos, o Canindé volta a receber uma decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta quarta-feira (25), Palmeiras e América-MG lutam por mais um título da Copinha em um dos estádios mais tradicionais da cidade de São Paulo. Ao todo, a casa da Portuguesa foi o palco de cinco decisões da competição, sendo a primeira em 1979 e a última em 2002.

Em 2002, a própria Lusa recebeu o Cruzeiro na disputa final. Com uma vitória apertada de 1 a 0, a equipe de São Paulo ergueu a taça. Na época, o time principal do clube paulistano também fazia parte da Série A do Campeonato Brasileiro. No fim da temporada, a equipe foi rebaixada para Série B.

No mesmo ano, o Verdão sub-20 ainda não havia conquistado títulos no torneio, o que aconteceu apenas em 2022. O América-MG, adversário do alviverde em 2023, já possuia o único título de 1996.

Se há 21 anos a Lusa se despediu da Série A do Campeonato Brasileiro após sediar a final da Copinha, receber a decisão de 2023 é motivo de alegria. A temporada marca a volta da equipe na Série A do Campeonato Paulista.

Outra semelhança entre a decisão de 2002 e 2023, que aconteceram no Canindé, é que times de São Paulo e Minas Gerais se enfrentam. A primeira foi entre a Portuguesa e Cruzeiro, com vitória paulista. Neste ano, Verdão e Coelho, que ambos buscam o bicampeonato.

Em todas as decisões da Copinha que aconteceram no Canindé apenas times de São Pualo conquistaram o título. Em 1979, no jogo entre Marília e Fluminense, o clube paulista levou a melhor. Cinco anos mais tarde, em 1984, foi a vez do Santos erguer a taça depois de vencer o Corinthians. Em 1995, o Corinthians conquistou o tricampeonato sobre a Ponte Preta.

Na penúltima vez que o estádio recebeu uma final, em 1997, o Lousano Paulista, de Jundiaí, conquistou o primeiro título. Em 2002, a Lusa venceu o Cruzeiro.

História do estádio

O estádio Canindé, que fica no bairro Canindé, na zona Norte de São Paulo, recebeu a primeira partida oficial em novembro de 1956. No entanto, a inauguração oficial aconteceu 16 anos mais tarde, em janeiro de 1972, em uma partida entre Portuguesa e Benfica.

Preservação do Canindé

Atualmente, além de receber jogos da Portuguesa e a decisão deste ano da Copinha, o Canindé é utilizado para sediar eventos e festas universitárias. As dependências do clube não passaram por muitas reformas ao longo do tempo.

Apesar da expectativa para o jogo entre as equipes sub-20 acontecer no Allianz Parque, como aconteceu em 2022, a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu realizar no Canindé por conta dos shows da banda Backstreet Boys, que acontecem no estádio alviverde, o que impossibilitou a realização da partida. O Pacaembu, que recebia todas as decisões, não recebe as finais da Copinha por conta das reformas do estádio.

Invictos, Palmeiras e América-MG chegam à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece nesta quarta-feira (25), às 15h30. O último título do Verdão na categoria foi em 2022 e do Coelho em 1996. Ao todo, o time alviverde soma 8 vitórias e 28 gols. Já o América, tem 8 vitórias e 22 gols.

De Djalminha a Antony: relembre 10 campeões da Copinha que já foram para a seleção brasileira

Últimas