Filme mostra projeto social que usa futebol para conectar culturas
Curta-metragem 'Gondwana, A Bola Conecta', vai mostrar as influências da África na cultura brasileira por meio do futebol
Futebol|Do R7
O projeto social Gondwana Futebol & Cultura usa o poder do esporte para empoderar comunidades da América Latina e África por meio da produção de conteúdos e de narrativas. E foi em busca de contar essas histórias, que a equipe vai apresentar esta narrativa no curta-metragem "Gondwana, A Bola Conecta".
O filme de 23 minutos apresenta imagens sobre a influência da cultura Africana na Bahia (Barra, Candeal, Pelourinho, Rio Vermelho e Ribeira) e também em Pernambuco (Lagoa do Carro, Olinda e Recife). Tudo pelas lentes de uma câmera e pelo jogo com a bola.
Criado pela pela jornalista e fotógrafa Mônica da Silva e o empreendedor e facilitador esportivo, o chileno Sebastián Acevedo, o projeto rodou o Brasil captando imagens e tecendo uma colcha de retalhos que formam a identidade do povo.
Os dois se conheceram na cidade de São Paulo, no Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu e assim descobriram um sonho em comum: viajar pelo mundo usando o poder transformador da bola e a magia da câmera para conhecer, integrar e empoderar culturas.
Mônica e Sebastián se conectaram com dois projetos sociais que estão em lugares de influência africana. Visitaram uma das comunidades mais antigas de Salvador, o Candeal, local que respira arte, música e futebol. A Escolinha Mulekada conta com a participação de aproximadamente 200 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, cujo objetivo é desenvolver trabalhos sociais e educacionais por meio da bola.
Já em Olinda, Pernambuco, conheceram o Raízes FC, time de matriz africana que surgiu a partir do projeto Maracatu do Terreiro de Pai Adão. Eles ensinam percussão, dança e futebol para cerca de 80 participantes, entre 5 e 17 anos. Os criadores da escolinha viajaram para a Nigéria em 2013 na busca de histórias de suas famílias, que chegaram ao Brasil em 1875.
O filme será exibido no dia 20 de novembro, às 20h, no canal do Facebook e Youtube Gondwana Futebol & Cultura. A exibição ficará mais três dias no ar, 21, 27 e 28/11 como mais um ato cultural e histórico ao Mês da Consciência Negra.
O nome Gondwana é uma homenagem ao supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, por volta de 200 milhões de anos atrás, e atualmente é o nome de batismo de um projeto que relaciona futebol e histórias para transformar realidades.