Fifa anuncia mudanças no Mundial de Clubes a partir de 2025
Khaled DESOUKI / AFPA Federação de Futebol da Arábia Saudita anunciou, nesta terça-feira (14), que o país sediará a próxima edição do Campeonato Mundial de Clubes, a ser realizado de 12 a 22 de dezembro deste ano. A entidade informou, pelo Twitter, que a Fifa escolheu o reino árabe para receber o torneio entre campeões continentais.
Em dezembro do ano passado, a entidade máxima do futebol anunciou mudanças para a competição, mas que só devem entrar em vigor a partir de 2025. Assim, a edição de 2023 continua no mesmo formato.
A partir de 2025, o torneio contará com 32 equipes e será disputado de quatro em quatro anos, com sede ainda indefinida. Segundo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, será como a "Copa do Mundo das seleções". Infantino ainda confirmou a criação de um Mundial para o futebol feminino.
Nesta terça-feira (14), o relatório anual da entidade confirmou que, daqui a dois anos, o torneio acontecerá entre junho e julho, e as vagas serão divididas entre:
12 representantes da Uefa (Europa)
6 da Conmebol (América do Sul)
4 da AFC (Ásia)
4 da CAF (África)
4 da Concacaf (América do Norte e Central)
1 da OFC (Oceania)
1 do país-sede do torneio
Veja também
-
Futebol
Lateral ucraniano é salvo por desfibrilador após parada cardíaca em treino
-
Futebol
David Luiz relata mal-estar da mãe em voo de volta do Mundial e usa redes sociais para agradecer
-
Cosme Rímoli
Vitória do medo e da incompetência. Clubes forçarão hoje o rebaixamento de apenas três times no Brasileiro
O Mundial de Clubes retorna ao Oriente Médio após a edição mais recente, encerrada no último sábado (11). O Real Madrid conquistou o título ao vencer, na final, o Al-Hilal. O Flamengo ganhou do Al-Ahly, do Egito, e terminou na terceira colocação.
Nos últimos anos, a Arábia Saudita vem buscando atrair grandes eventos para diversificar a economia, altamente dependente do petróleo, enquanto ONGs denunciam que as autoridades locais visam, com entretenimento, a limpar a imagem de violadora dos direitos humanos.
O anúncio acontece depois de o governo da Grécia ter confirmado, na semana passada, que está em contato com as autoridades sauditas e do Egito, para formar uma candidatura conjunta para organizar a Copa do Mundo de 2030.
Conforto de jatinho a quatro rodas: veja o carro de R$ 500 mil que é moda entre a boleirada