Futebol Fifa lançará aplicativo que monitora o desempenho dos jogadores

Fifa lançará aplicativo que monitora o desempenho dos jogadores

O Live Player Tracking almeja fornecer novos vislumbres sobre a saúde dos atletas e aprimorar a apresentação do jogo 

Reuters - Esportes
Fifa está de olho em tecnologias que podem melhorar a qualidade do futebol

Fifa está de olho em tecnologias que podem melhorar a qualidade do futebol

Divulgação/Fifa

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (5) que colaborará com a empresa de tecnologia Kinexon para lançar um aplicativo para jogadores profissionais concebido para monitorar o desempenho em campo.

O Live Player Tracking almeja fornecer novos vislumbres sobre a saúde e o desenvolvimento dos jogadores, e também possibilitará aprimorar a apresentação do jogo a torcedores de todo o mundo, disseram Fifa e Kinexon.

Sediada na cidade alemã de Munique, a Kinexon disse ter trabalhado com mais de 400 clubes, ligas e eventos para desenvolver maneiras de aprimorar o desempenho de jogadores e times, reduzir lesões, acelerar a recuperação de lesões e ainda ampliar o envolvimento dos torcedores com o esporte.

O monitoramento faria uso de um dispositivo conectado que pode ser costurado no uniforme e que transmitiria uma série de dados – um exemplo da "internet das coisas" já utilizado amplamente na produção industrial de última geração.

O endosso da Fifa vem depois da adoção da tecnologia nos clubes alemães Bayer Leverkusen e Stuttgart.

"Este é um passo importante para a Fifa inovar e desenvolver mais o esporte", disse Nicolas Evans, chefe de pesquisa e padrões da entidade que governa o futebol.

"O próximo passo lógico é tornar os dados disponíveis em tempo real", acrescentou Evans.

Lenda do futsal, Falcão faz implante de cabelo; veja as fotos

Últimas