Futebol Fifa divulga calendário da Copa 2022 e 1ª fase terá quatro jogos por dia

Fifa divulga calendário da Copa 2022 e 1ª fase terá quatro jogos por dia

Mundial começa no dia 21 de novembro e termina 18 de dezembro, fase de grupos terão quatro partidas por dia para melhorar descanso de seleções

  • Futebol | Do R7

Abertura da Copa 2022 vai ser no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor

Abertura da Copa 2022 vai ser no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor

Ali Haider/EFE/EPA

A Fifa divulgou na manhã desta quarta-feira (15) o calendário da Copa do Mundo do Qatar de 2022. Devido ao forte calor na região, o evento acontecerá no fim do ano, de 21 de novembro até 18 de dezembro. Outra novidade é que acontecerão quatro partidas por dia na fase de grupos, não mais três, para que as seleções tenham o tempo de descanso ideal. 

Na abertura, o time do Qatar vai jogar no estádio Al Bayt, em Al Khor, às 11h da manhã, horário local. A arena tem a capacidade para 60 mil pessoas e seu formato é igual das tendas tradicionais usadas pelos povos nômades na região do Golfo.

Os horários definidos dos jogos serão às 13h, 16h, 19h e 22h. Na última rodada, as decisões de cada grupo serão simultâneas às 18h e 22h. O Qatar está seis horas na frente do Brasil, logo aqui as partidas acontecerão às 7h, 10h, 13h e 16h. 

A final acontecerá no maior estádio da Copa, o Lusail, com capacidade para 80 mil torcedores. A decisão acontecerá às 18h. 

No comunicado, a Fifa informou que os horários dos jogos podem ser modificados em março de 2022, quando forem definidos os confrontos nos sorteios. A ídeia é facilitar a vida das equipes de torcedores. 

A Copa do Qatar apresenta outra mudança relevantes ao comparar com os outros Mundiais, todas as partidas acontecerão na região metropolitana de Doha, capital do páis-sede, em um raio de 55 km de distância. Com isso, a entidade espera que torcedores consigam acompanhar mais de um jogo por dia. Além de melhorar a preparação das equipes, já que os jogadores não vão passar por grandes deslocamentos nem viagens aéreas. 

Eliminatórias Copa

Devido à pandemia do novo coronavírus só começaram as Elimatórias Africanas e Asiáticas para Qatar 2022, mas as disputas foram paralisadas. A Fifa prevê que em setembro voltem as duas competições e as disputas na Oceania e Concacaf (Américas Central e do Norte). Já na América do Sul e Europa só devem começar em março de 2021. 

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Três estádios novos da Copa do Qatar já estão prontos. Conheça

Últimas