Fãs preferem Copa a cada dois anos, diz estudo inicial da Fifa
Entidade tem projeto para diminuir intervalo do torneio masculino. Dados completos da pesquisa ainda não foram detalhados
Futebol|André Avelar, do R7
A Fifa parece intensificar os seus esforços para reduzir o intervalo entre as Copas do Mundo masculina. Dos atuais quatro anos, a diferença passaria a ser de dois anos. Essa inclusive seria a preferência da maioria dos torcedores, segundo dados iniciais de uma pesquisa que ainda será divulgada pela entidade.
Em um comunicado, a Fifa disse que a pesquisa preliminar faz parte dos seus estudos para a mudança no torneio masculino. Dos números obtidos até agora, sabe-se que dos 23.000 entrevistados, 15.000 manifestaram algum interesse pela competição. Nesse universo, a maioria, sem dizer os números, seria favorável à mudança.
Uma outra pesquisa — essa mais ampla, com mais de 100.000 pessoas em cem países, equilibrando população e mesmo representatividade no futebol — ainda está em andamento e também será divulgada. A própria pesquisa inicial apontou que existem diferenças nas respostas de mercados tradicionais e em desenvolvimento. Ainda segundo o relatório produzido pela independente Iris e YouGov, as populações mais jovens têm menos dificuldade de aceitação.
A Fifa tem definida a Copa do Qatar 2022 e uma inédita sede tripla enter Canadá, México e Estados Unidos 2026. A partir daí, poderia haver a mudança no calendário do futebol.
A Copa do Mundo feminina, também organizada pela Fifa, não foi abordada no estudo. Atualmente, a competição acontece também a cada quatro anos, sempre no ano seguinte ao torneio masculino.
Neymar fica de fora do top-5 da versão 2022 do game Fifa