Estêvão e mais dois brasileiros estão entre os sub-20 mais promissores do mundo; veja lista
Lamine Yamal, do Barcelona, lidera ranking produzido pelo Observatório do Futebol neste ano
Futebol|Do Estadão Conteúdo

Estêvão é o brasileiro mais promissor do mundo, segundo ranking do CIES (Observatório do Futebol). O atacante do Chelsea está na quarta posição dentre os jogadores sub-20 com maior potencial da atualidade. Ele está acompanhado pelos compatriotas Rayan, do Vasco, e Pedrinho, do Zenit. Lamine Yamal, do Barcelona, lidera o levantamento.
Para chegar aos resultados, o CIES calcula a média entre dois valores: um índice de desempenho calculado a partir de dados de jogos e um índice de experiência, levando em consideração os minutos jogados, ponderados pelo nível esportivo das partidas em cada liga do mundo.
O atacante ex-Palmeiras tem sido destaque do Chelsea desde que chegou à Inglaterra, no início desta temporada. Nesta semana, foi eleito melhor jogador em campo na partida contra o West Ham. Também foi destaque da campanha de divulgação do novo uniforme da equipe para 2025/2026.
Rayan e Pedrinho aparecem no final do Top 20, na 18ª e 20ª posição, respectivamente. Na última rodada do Brasileirão, em duelo com o Corinthians, o atacante do Vasco chegou a ser criticado pelo técnico Fernando Diniz à beira do campo, que reclamou de erros do jogador ainda no primeiro tempo. Ele marcou um dos gols do clube cruzmaltino na derrota por 3 a 2, em São Januário.
Além dos brasileiros, Lamine Yamal, do Barcelona, lidera o estudo, seguido pelo companheiro de Barcelona, Pau Cubarsí, e Warren Zaire-Emery, do Paris Saint-Germain. Na quinta posição, logo atrás de Estêvão, aparece Franco Mastantuono, revelação do River Plate e recém vendido ao Real Madrid.
Confira o Top 20 completo do CIES:
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Pau Cubarsí (Barcelona)
- Warren Zaire-Emery (PSG)
- Estêvão (Chelsea)
- Franco Mastatuono (Real Madrid)
- Jorrel Hato (Chelsea)
- Roger Fernandes (Braga)
- Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
- Geovany Quenda (Sporting)
- Elías Montiel (Pachuca)
- Givairo Read (Feyenoord)
- Jesús Rodríguez (Como)
- Mamadou Sarr (Strasbourg)
- Jobe Bellingham (Borussia Dortmund)
- Ethan Nwaneri (Arsenal)
- Andrija Maksimovic (RB Leipzig)
- Lucas Bergvall (Tottenham)
- Rayan Vitor (Vasco)
- Rodrigo Mora (Porto)
- Pedrinho (Zenit)