Estádio da final da Libertadores já foi elogiado por Pelé
Rei do futebol esteve no Monumental Isidro Romero Carbo em sua inauguração, em 1987, na vitória do Barcelona espanhol por 1 a 0
Futebol|Do Live Futebol BR
A final da Libertadores da América 2022 será disputada no sábado (29) entre Flamengo e Athletico Paranaense. E, seguindo a nova política da Conmebol de final em sede única, os rubro-negros se enfrentarão na cidade de Guayaquil, a segunda maior do Equador, em um estádio que já recebeu o rei Pelé.
O palco da final é o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, que tem esse nome em homenagem a um antigo presidente do Barcelona, seu proprietário. Com capacidade para 59 mil lugares, ele é o maior estádio equatoriano.
Esta será a segunda final de Libertadores no estádio. Em 1998, o Barcelona enfrentou o Vasco da Gama, no jogo de volta da decisão, acabou derrotado por 2 a 1 e ficou com o vice. O estádio ainda sediou cinco partidas da Copa América de 1993, incluindo a grande decisão.
E, por falar em Barcelona, os donos da casa tiveram alguns convidados de honra na inauguração do Monumental: o Barcelona "original", da Espanha, e o rei Pelé.
Em 27 de dezembro de 1987, os catalães venceram os equatorianos por 1 a 0, no primeiro jogo realizado no local. O rei, maravilhado com o local, disse uma frase que foi transformada em placa:
“Se o Maracanã é o maior estádio do mundo, o Monumental é um dos mais belos”, disse.
Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentam no Isidro Romero Carbo a partir das 17h (de Brasília). Apesar de ser a final, a expectativa da Conmebol é baixa quanto a lotação do mesmo. Ela tem "distribuído" ingressos aos sócios do Barcelona, que compram um e ganham outro, para tentar encher as arquibancadas.
São Paulo lidera ranking dos maiores campeões, apesar da má fase