Especialista explica depressão de Byanca Brasil: ‘Muitas outras atletas ainda passarão por esse momento’
Camisa 10 do Cruzeiro revelou enfrentar questões de saúde mental durante a temporada 2025
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A jogadora do Cruzeiro, Byanca Brasil, ganhou o troféu de melhor atacante do Brasileirão Feminino 2025. Durante discurso na premiação, a camisa 10 celebrou a conquista, mas disse que o troféu mais importante do ano “é estar vencendo a depressão”. Apesar dos problemas de saúde mental, a atleta ajudou as Cabulosas a chegarem até a final da competição.
O pós-doutor em psicologia do esporte, João Ricardo Cozac, afirma que “assim como a Byanca, muitas outras atletas passaram, passam, e ainda passarão por esse momento delicado na carreira, por conta da pressão e das expectativas, principalmente, no futebol feminino” pelas questões de desigualdade.

O especialista ressalta que a saúde mental é tão importante quanto a parte física para os atletas: “O trabalho psicológico não tem nenhuma diferença em termos de fundamentação e de importância do que o trabalho físico, tático e técnico.”
Por fim, Cozac ressalta que é essencial que os clubes “possam investir mais em trabalhos de prevenção e promoção de saúde [mental] também no futebol”, principalmente, em épocas de redes sociais, onde os profissionais recebem a todo instante “mensagens de ódio, de cobrança e de pressão”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!















