Espanha, Bélgica e Suíça confirmam vaga na Copa do Mundo de 2026
Áustria e Escócia também garantiram a classificação e voltam ao Mundial depois de 28 anos
Futebol|Do R7, com Estadão Conteúdo
Favoritas na rodada final das Eliminatórias e com ampla vantagem sobre as concorrentes, Espanha, Bélgica e Suíça confirmaram nesta terça-feira (18) suas vagas na Copa do Mundo de 2026. Jogando no Estádio La Cartuja, em Sevilha, os espanhóis não contaram com boa presença de torcedores.
A partida tampouco animou. No placar final, empate por 2 a 2. A Espanha conclui o Grupo E na ponta com 16 pontos, enquanto os turcos somaram 13 e ficaram na segunda posição e vão para a repescagem.
Com quatro minutos, a Espanha já se colocou à frente no placar. Cucurella cruzou na medida para Dani Olmo, que brigou pela bola e balançou a rede turca. Na sequência do primeiro tempo, os espanhóis mantiveram o controle da partida e diminuíram o ritmo. O desleixo espanhol custou caro. Aos 42, Gül deixou tudo igual para a Turquia após cobrança de escanteio e ajeitada de Yilmaz.
No segundo tempo, os turcos se animaram e passaram a levar perigo a uma desatenta Espanha. Yilmaz quase fez um golaço de bicicleta. Não demorou para a virada chegar.
Em uma bela jogada que envolveu Kadioglu e Kökçü, Özcan colocou a Turquia em vantagem aos 9.Quando a Espanha parecia entregue, Oyarzabal empatou o jogo em Sevilha.
Depois de uma bate rebate dentro da área, com direito a zagueiro tirando a bola em cima da linha, o atleta da Real Sociedade aproveitou a oportunidade e marcou aos 17. No restante do duelo, a Espanha foi melhor, levou perigo, mas o placar não se alterou novamente.
No outro jogo do Grupo E, as eliminadas Bulgária e Geórgia mediram forças em Sófia. Os donos da casa se deram melhor, ganharam por 2 a 1 e somaram seus únicos três pontos nas Eliminatórias.
Bélgica e País de Gales goleiam na conclusão do Grupo J
No Grupo J, a situação da Bélgica era confortável, com boa vantagem de saldo de gols e enfrentando um fraco adversário. Os belgas não deram oportunidade para Liechtenstein. Na primeira etapa, abriram 3 a 0 de vantagem, com gols de Vanaken e Doku (2).
A goleada se concretizou no segundo tempo, com Mechele, Saelemaekers e Ketelaere. Na briga pela segunda posição e uma melhor acomodação na repescagem, País de Gales e Macedônia do Norte protagonizaram uma partida movimentada em Cardiff.
Os galeses não tiveram piedade e aplicaram uma goleada por 7 a 1. A Bélgica conclui a chave na liderança, com 18 pontos. Gales vai para a repescagem, com 16 pontos. Já a Macedônia do Norte, mesmo na terceira posição com 13 pontos, disputará a repescagem por causa da Liga das Nações. Por isso, enfrentará logo de cara uma seleção mais bem ranqueada na Fifa.
Pelo Grupo B, a Suíça visitou o Kosovo, em Pristina, podendo perder por até cinco gols de diferença. A partida teve equilíbrio, e os gols só saíram na segunda etapa. Vargas fez o primeiro para os suíços, mas Muslija empatou. Os donos da casa vão para a repescagem. Na mesma chave, Eslovênia e Suécia também empataram por 1 a 1.
Áustria e Escócia retornam ao Mundial
Áustria e Escócia estão de volta à Copa do Mundo depois de 28 anos. Nesta terça-feira, os austríacos garantiram a vaga ao empatar por 1 a 1 com a Bósnia e Herzegovina no Ernst-Happel-Stadion, enquanto a Escócia confirmou seu retorno com uma vitória épica por 4 a 2 sobre a Dinamarca, em um jogo decidido nos acréscimos - incluindo um golaço marcado atrás do meio de campo no Hampden Park.
A Áustria precisava ao menos empatar para terminar à frente da Bósnia no Grupo H e fez exatamente isso. O empate levou o time aos 19 pontos, dois a mais que os bósnios, que disputarão a repescagem para tentar ir ao segundo Mundial de sua história. Já os austríacos, ausentes desde 1998, voltam à Copa com uma grande campanha nas Eliminatórias.
A partida ficou tensa a partir dos 12 minutos, quando Tabakovic abriu o placar para a Bósnia ao completar de cabeça um cruzamento. A Áustria até empatou com Laimer, mas o VAR anulou por falta na origem. Mesmo com dificuldades, a equipe cresceu no segundo tempo e encontrou o gol da classificação aos 33, com Gregoritsch aproveitando sobra dentro da área.
Se a vaga da Áustria foi construída na paciência, a da Escócia foi marcada pelo drama. A seleção abriu o placar logo aos três minutos com McTominay, mas Hojlund empatou de pênalti na etapa final, cometido pelo lateral do Liverpool, Robertson.
A situação dos dinamarqueses complicou quando Kristensen foi expulso aos 16, e os escoceses partiram para a pressão. Shankland recolocou a Escócia na frente, mas Dorgu empatou novamente, deixando a Dinamarca a poucos minutos de garantir a vaga direta.
Já nos acréscimos, o Hampden Park explodiu: Tierney acertou um chute preciso de fora da área e virou o jogo. Pouco depois, McLean marcou um dos gols mais marcantes das Eliminatórias - em um arremate de longa distância, atrás do meio-campo, encobrindo o goleiro e selando o retorno escocês ao Mundial.
Com o resultado, a Escócia termina na liderança do Grupo C, com 13 pontos, deixando a Dinamarca com 11 e empurrada para a repescagem.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
