Futebol Entre lesões e polêmicas, James Rodríguez não faz mais de 30 jogos desde a temporada 2019/20

Entre lesões e polêmicas, James Rodríguez não faz mais de 30 jogos desde a temporada 2019/20

Astro colombiano chega com expectativas altas no São Paulo; últimos anos foram marcadas por passagens relâmpagos por times

  • Futebol | Do R7

James Rodríguez é o grande reforço de 2023 para o São Paulo

James Rodríguez é o grande reforço de 2023 para o São Paulo

Fernando Bizerra/EFE- 19/06/2019

A tarde desta terça-feira marca o começo da parceria entre James Rodrígues e o São Paulo, isso porque ele será apresentado às 14h como o novo reforço do Tricolor. O meia colombiano, que estava sem clube, assinou até junho de 2025, com uma clausula de bônus interessante: a cada 16 partidas jogadas, ele receberá cerca de R$ 2 milhões além do salário dele.

Pode parecer muito, já que os times chegam a disputar mais de 70 jogos em uma temporada. No entanto, a efetividade não tem sido uma característica marcante de James nos últimos anos. 

As últimas fotografias de James em sua carreira ligam o alerta amarelo, em relação à expectativa sobre a sua passagem no clube do Morumbi.

Sem entrar em campo desde abril, quando disputou sua última partida pelo Olympiacos, antes de rescindir contrato com o clube grego, o colombiano não atua em mais de 30 jogos por temporada desde a edição 2018/19, quando atuava pelo Bayern de Munique, da Alemanha.

Confira os últimos anos de carreira do astro colombiano:

Temporada 2018/2019

Clube: Bayern de Munique

James durante partida do Bayern de Munique

James durante partida do Bayern de Munique

Emilio Naranjo/EFE - 01.05.2018

Em sua segunda temporada atuando por empréstimo no clube alemão, James não teve o mesmo desempenho no ano anterior, quando foi campeão alemão, sendo titular e com mais de 20 participações diretas em gols.

Com a chegada do treinador Nico Kovac, o atleta passou a ser reserva, tendo iniciado entre os titulares apenas 13 vezes no campeonato alemão. Na temporada, marcou sete gols e deu cinco assistências.

Durante a temporada, James perdeu mais de um mês após sofrere uma lesão no ligamento do joelho durante o treinamento.

Na época, o diretor do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, revelou que o próprio James pediu que o clube não exercesse oi poder de compra, já que ele queria retornar ao Real Madrid, que o havia emprestado.

Temporada 2019/2020

Clube: Real Madrid

James (à esq.) no banco de reservas em jogo do Real Madrid

James (à esq.) no banco de reservas em jogo do Real Madrid

Juan Carlos Hidalgo/EFE - 05.10.2019

Apesar de ter sido especulado em gigantes europeus, James voltou ao clube espanhol, mas viu seu tempo em campo evaporar, e viveu tempos de ostracismo. O treinador Zinedine Zidane não contava com os serviços do colombiano, e isso ficou visível ao vermos os números dele.

Somando todas as competições, o meio-campista jogou apenas 14 jogos, marcando um gol e dando duas assistências.

Além da inatividade por opção técnica, o colombiano ficou mais de dois meses sem atuar, por uma série de lesões.

Temporada 2020/2021

Clube: Everton

Por uma bagatela de 22 milhões de euros, O Everton, da Inglaterra, anunciou a contratação do jogador, na época, com 29 anos, como o grande reforço da temporada.

Após atritos com treinadores e dirigentes em clubes anteriores, James reencontraria Carlo Ancelotti - o treinador italiano sempre foi um entusiasta do estilo de jogo do atleta, e pediu a contratação, na época.

Após um início arrasador no clube, principalmente nas rodadas iniciais do campeonato inglês, o colombiano foi gradativamente caindo de produção.

No entanto, o jogador teve bons números com o Everton, marcando seis gols e distribuindo oito assistências na temporada - sendo o vice líder no quesito.

Segundo dados do Transfermarkt, James perdeu 15 partidas por lesão durante sua temporada nos Toffees.

Ao final da temporada, Ancelotti, o seu fiel escudeiro, trocou o clube de Liverpool pelo Real Madrid.

Para o comando técnico, o Everton escolheu Rafa Benítez, mas o treinador espanhol não contava com o jogador para o restante da temporada.

Em agosto de 2021, já com a temporada iniciada, mas sem atuar, James causou polêmica entre torcedores ao dizer que “nem sabia com quem o Everton Jogava”, durante uma transmissão ao vivo.

Após muita indefinição, e com as principais janelas de transferências fechada, James foi obrigado a deixar o futebol europeu e aceitar oferta do Al Rayyan, do Catar, por valores não divulgados.

Temporada 2021/2022

Clube: Al Rayyan

No futebol catari, a passagem de James durou pouco mais de um ano.
Apesar das altas cifras recebidas, o jogador pagou o preço do esquecimento. Mesmo jogando em uma liga de nível técnico menor, atuou em apenas 14 partidas, marcando cinco gols e dando seis assistências.

O Al Rayyan fez campanha fraca no campeonato local, ficando na oitava posição - entre 12 times.

O jogador voltou ao foco das notícias após partir para cima de um juiz, ao reclamar de uma falta sofrida, em jogo contra o Al-Arabi, em novembro de 2021, e ser expulso pelo comportamento. James foi suspenso por três partidas.

Em setembro do ano passado, clube e jogador entraram em acordo para antecipar o final de contrato, que ia até 2024.

Temporada 2022/2023

Clube: Olympiacos

De volta a Europa, James assinou com o Olympiacos, da Grécia.

A passagem pelo futebol grego, no entanto, seguiu o padrão dos últimos anos. Poucos jogos, lapsos de bons momentos, e por fim, uma rescisão de contrato apenas oito meses após a sua chegada.

No total, foram 23 jogos, com cinco gols marcados e seis assistências.

Relação de James Rodríguez com o Brasil não começou com o São Paulo; confira

Últimas