Entenda como passagem de Memphis pode terminar no Corinthians sem cumprir as expectativas
Contrato do atacante holandês acaba em julho de 2026 e pode não ser renovado
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Memphis Depay tem contrato com o Corinthians até a metade da temporada de 2026. Há três meses sem marcar, o jogador é alvo de críticas. Mas ainda que tenha um desempenho abaixo recente, ele ainda é o vice-artilheiro do Corinthians e maior garçom da equipe na temporada com oito gols e dez assistências.
Contudo, apesar de ajudar a equipe a escapar do rebaixamento em 2024 e ser fundamental para conquista do Paulistão deste ano, o atacante holandês pode não ter o vínculo renovado com o Timão devido às polêmicas extracampo e às expectativas não cumpridas.
Salário altíssimo e regalias
Além de receber o salário mais alto do Brasileirão, cerca de R$ 3 milhões, Memphis Depay também tem direito a diversas regalias previstas em contrato, como bônus por cumprimento de metas esportivas e conquistas de títulos e uma equipe de segurança armada que o acompanha.
Devido aos altos valores previstos e a crise financeira do clube, o Corinthians atrasou parte desses pagamentos e ainda deve uma grande quantia ao atacante. O Timão entrou em acordo com a estafe do atacante para pagar 50% do valor total devido em parcelas iguais até fevereiro de 2026 e, no mês seguinte, em março, para quitar todo o valor de forma integral.
Contudo, os impasses financeiros já foram uma dor de cabeça milionária para o Corinthians quando teve pendências com a Gocil, empresa de segurança, e atrasou R$ 4,7 milhões, referentes à premiação do Paulistão. Devido às questões financeiras, Memphis Depay chegou até a faltar dos treinamentos e ter conversas pessoais com a diretoria.
Falta nos treinos
Em mais de uma ocasião, Memphis Depay virou notícia por faltas e atrasos nos treinamentos. Além de se ausentar por conta dos impasses financeiros com o clube, o holandês também faltou ao treino por problemas logísticos.
Na última terça-feira (28), quando não conseguiu deixar o Rio de Janeiro pela instabilidade climática a tempo de se reapresentar. O atacante voltou a treinar normalmente na quarta-feira (29).
Lesões e polêmicas com o departamento médico
Nesta temporada, Memphis Depay teve cinco lesões e ficou 71 dias (mais de dois meses) afastado por problemas físicos. A principal delas foi uma lesão na coxa sofrida em setembro, quando o atacante voltava de uma Data Fifa agitada pela seleção holandesa, na qual atuou por 163 minutos.
O jogador fez uma postagem enigmática nas redes sociais, onde exalta o ex-preparador físico do Corinthians, Diego Pereira, que deixou o clube após a demissão de Ramón Díaz logo após ter o diagnóstico confirmado. “Você faz falta, irmão”, escreveu Memphis.
Internamente, houve uma insatisfação de Memphis ao ser relacionado para a partida de volta da Copa do Brasil contra o Athletico Paranaense. O atacante acreditava que poderia ter sido poupado por conta da Data Fifa intensa. Pouco mais de 18 minutos em campo fizeram com que o atacante ficasse fora por 24 dias dos gramados.
Desempenho distinto na seleção
Memphis Depay é o maior artilheiro da história da seleção holandesa e tem quebrado recordes a cada Data Fifa. Desde que chegou ao Corinthians, o atacante não perdeu nenhum jogo da seleção por problemas físicos e sempre parece entregar um desempenho superior pela Laranja Mecânica.
O jogador passou a ser questionado e alvo de críticas pelas atuações distintas por clube e seleção, principalmente, nesta fase da temporada, na qual Memphis parece ter perdido o protagonismo do Corinthians.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
