Endrick perde vaga de reserva no Real, e empréstimo surge como alternativa por chance na Copa
A oito meses do Mundial de 2026, brasileiro precisa de mais minutos para entrar no radar de Carlo Ancelotti; França seria destino do atleta
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em 2022, um mês antes do início da Copa do Mundo, Endrick se tornou o jogador mais jovem da história do Palmeiras a estrear no profissional. Aos 16 anos, dois meses e 25 dias, a joia alviverde carregava grande expectativa em ser não só o futuro do próprio time como da seleção brasileira.
Durante o início do ciclo para a Copa do Mundo de 2026, Endrick converteu as expectativas em realidade. Aos 17 anos, foi convocado pela primeira vez para disputar as Eliminatórias com a seleção brasileira.
Nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, o jogador se destacou ao marcar o único gol da vitória contra os ingleses em Wembley e o de empate diante dos espanhóis.
Contudo, faltando oito meses para a Copa, Endrick parece ter dificuldades para ao menos ser convocado. Desde que Carlo Ancelotti assumiu o comando da seleção, o jovem atacante do Real Madrid não foi chamado nenhuma vez.
Endrick fora do radar da Copa
Na divulgação das duas primeiras listas do técnico italiano, Endrick estava lesionado, e a condição física foi descrita como principal critério para a ausência. Na terceira, para os amistosos desta Data Fifa contra Coreia do Sul e Japão, o atacante ficou novamente de fora, sem ser cogitado para uma das vagas.
Na primeira temporada no Real Madrid, na qual esteve sob comando de Ancelotti, ele foi titular em apenas oito dos 37 jogos disputados na temporada e completou uma única partida.
A maior sequência dele na equipe principal foi de dois jogos nas últimas rodadas da La Liga. Porém, quando parecia que ia receber mais chances, Endrick teve uma lesão no tendão da coxa direita e ficou quatro meses fora dos gramados.
Empréstimo aumenta chances?
Apesar de receber a camisa 9 no início dessa temporada e estar nos planos de Xabi Alonso, segundo o próprio treinador, Endrick ainda não jogou pelo Real Madrid desde que se recuperou da lesão.
No período em que estava lesionado, o brasileiro perdeu o Mundial de Clubes e a pré-temporada, torneios importantes para o início de trabalho de Alonso no clube espanhol. Endrick viu a joia da base Gonzalo García se destacar, ser artilheiro conjunto do Mundial e pegar a vaga de reserva do time.
Segundo o portal francês Le10Sport, o Olympique de Marselha, atual segundo colocado no Campeonato Francês, monitora a situação do atacante brasileiro e pode fazer uma proposta de empréstimo na janela de inverno, em janeiro.
Endrick quase foi emprestado na última janela para a Real Sociedad, mas as negociações com o clube espanhol foram frustradas devido à lesão do atacante brasileiro.
Com isso, o atacante brasileiro teria ao menos cinco meses para se destacar pelo clube francês, ter mais minutos em campo e chamar a atenção de Carlo Ancelotti, como o 9 da seleção brasileira em 2026.
*Sob supervisão de Guilherme Fagundes, editor do R7
Perguntas e Respostas
Qual é a situação atual de Endrick no Real Madrid?
Endrick, que teve uma primeira temporada no Real Madrid sob o comando de Carlo Ancelotti, foi titular em apenas oito dos 37 jogos disputados. Ele completou apenas uma partida e teve uma sequência de dois jogos nas últimas rodadas da La Liga. No entanto, sofreu uma lesão no tendão da coxa direita, que o afastou dos gramados por quatro meses.
Como foi a trajetória de Endrick até agora?
Em 2022, Endrick se tornou o jogador mais jovem a estrear pelo Palmeiras. Aos 17 anos, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira, destacando-se em amistosos contra Inglaterra e Espanha. Contudo, desde que Ancelotti assumiu a seleção, ele não foi convocado, em parte devido a lesões.
Qual é a perspectiva de Endrick para a Copa do Mundo de 2026?
Com apenas oito meses até a Copa do Mundo de 2026, Endrick enfrenta dificuldades para ser convocado. Ele precisa de mais minutos em campo para ser considerado por Ancelotti. A possibilidade de um empréstimo para o Olympique de Marselha está sendo avaliada, o que poderia proporcionar mais oportunidades para o jogador.
O que aconteceu durante a lesão de Endrick?
Durante o período em que esteve lesionado, Endrick perdeu o Mundial de Clubes e a pré-temporada, momentos importantes para o início do trabalho de Xabi Alonso no Real Madrid. Isso permitiu que Gonzalo García, uma joia da base, se destacasse e conquistasse a vaga de reserva no time.
Qual é a expectativa em relação ao empréstimo de Endrick?
O Olympique de Marselha, segundo colocado no Campeonato Francês, está monitorando a situação de Endrick e pode fazer uma proposta de empréstimo na janela de inverno. Isso permitiria que ele tivesse pelo menos cinco meses para se destacar e aumentar suas chances de ser convocado para a seleção brasileira na Copa do Mundo.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp