Em três minutos, Palmeiras vira e vence o Atlético-GO pelo Brasileirão
Com dois gols de Gustavo Gómez, um de Zé Rafael e outro de Gustavo Scarpa, Verdão lidera a competição com 25 pontos
Futebol|Do Live Futebol BR
O Palmeiras foi a campo no Allianz Parque sabendo do tropeço do Corinthians, que poderia ter tirado sua liderança do Brasileirão 2022, virou o jogo em três minutos contra o Atlético-GO, ainda no primeiro tempo, e terminou vencendo por 4 a 2, na noite desta quinta-feira (16), chegando a 25 pontos conquistados.
A vitória do Verdão diante de 38.888 pessoas teve cinco gols anotados na etapa inicial. Foram dois do zagueiro Gustavo Gómez, um de Gustavo Scarpa e outro do aniversariante Zé Rafael. Luan, contra, e Churín descontaram para o Dragão.
Com o resultado, o Palmeiras, sob o comando de Abel Ferreira, aumentou para 18 o número de partidas sem perder na temporada e abriu três pontos de diferença para o Timão, que tem 22. Além disso, firmou-se ainda mais como o melhor ataque (23) do Campeonato Brasileiro, com um saldo positivo de 16.
Próximos jogos
O Palmeiras fará agora um clássico na próxima partida. A equipe enfrentará o São Paulo no Morumbi, às 20h, na segunda-feira (20), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será o quarto Choque-Rei da temporada. Enquanto o Atlético-GO entra em campo um dia antes, às 18h, contra o Juventude, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
O jogo
A equipe do Palmeiras, escalada neste jogo com três zagueiros de ofício, Luan, Murilo e Gustavo Gómez, não demorou a tomar contar da partida. Aos 7', Gabriel Veron achou um passe em profundidade para Piquerez, e o lateral-esquerdo chutou forte e obrigou o goleiro adversário a defender em dois tempos.
No minuto seguinte, o meia Gustavo Scarpa pegou uma bola mal afastada pela zaga do Atlético-GO e finalizou visando o canto superior do gol de Ronaldo, que apenas torceu para que não fosse gol dos palmeirenses.
Aos 13', em tabela entre Piquerez e Veron, o atacante do Verdão avançou pela intermediária e chutou para mais uma defesa do goleiro rival, que pediu a seus defensores que saíssem com mais velocidade da grande área.
Aos 15', Rony fez jogada individual pelo lado esquerdo ofensivo e lançou na área para Scarpa. Os jogadores do Alviverde pediram pênalti no lance, mas nem o juiz Ramon Abatti nem o VAR (árbitro de vídeo) entenderam como uma infração faltosa o movimento do zagueiro Ramon Menezes.
Aos 19', depois de um cruzamento na área por Zé Rafael e na disputa entre os jogadores, a bola acabou ficando no alto, e o zagueiro Gómez optou em dar uma bicicleta, inspirada em Rony, mas a finalização saiu para a linha de fundo.
Aos 28', depois de um erro na saída de bola do zagueiro Luan, o atacante Wellington Rato arrancou pelo direito ofensivo e cruzou de esquerda na área; seu companheiro, o meia Jorginho desviou a bola, que pegou no camisa 13 palmeirense. A bola acabou indo no travessão, e no rebote o centroavante Churín finalizou para a meta palmeirense e contou a ajuda do defensor do Verdão para fazer 1 a 0.
Assim, o Verdão acabou sendo vazado pela primeira vez depois de pouco mais de um mês, quando empatou em 1 a 1 com o Fluminense, também no Allianz.
Empate, virada e goleada
A partir dos 41' ainda do primeiro tempo, o Palmeiras mudou toda a tônica da partida. Primeiro, Luan, que falhou no gol do adversário, lançou para Gabriel Veron, que limpou o lance e deu a assistência a Zé Rafael para empatar o jogo no dia do seu aniversário.
Aos 43', em novo ataque do Verdão, surgiu um escanteio, o meia Gustavo Scarpa cobrou fechado no primeiro pau e, após um desvio de Luan, Gustavo Gómez completou para virar o jogo para 2 a 1.
No minuto seguinte, aos 44', um roubo de bola no campo de ataque fez com que Dudu lançasse para Gabriel Veron, que mais uma vez encontrou um companheiro mais bem posicionado, e Scarpa, de direita, fez o terceiro e botou fogo no Allianz Parque. E tinha mais.
Aos 48', o camisa 14 bateu mais um escanteio fechado na área do Atlético-GO e, depois do desvio de Dudu ser defendido pelo goleiro Ronaldo, Gómez, retornando da seleção paraguaia, onde serviu durante a data Fifa, emplacou seu segundo no jogo e o 4 a 1 em favor do Palmeiras.
Segundo tempo
Os primeiros dez minutos da etapa final foram com o Atlético-GO buscando ficar mais com a bola e tentando se manter ainda vivo na partida que acabou em apenas oito minutos do primeiro tempo.
Mas, no entanto, quem marcou foi o Palmeiras. Aos 15', em jogada de Wesley, que havia entrado no lugar de Dudu, o camisa 11 partiu pelo lado esquerdo ofensivo e cruzou para Breno Lopes, outro que saiu do banco, substituindo Gustavo Scarpa, e completou para o gol.
Aos 16', contudo, tanto os juízes de campo quanto o VAR atestaram corretamente a irregularidade na hora que o camisa 19 chutou a bola para fazer o 5 a 1, e a partida seguiu com o Verdão buscando o ataque, no Allianz Parque, depois da vantagem construída nos últimos oito minutos antes do intervalo.
Aos 28', o problema do Atlético-GO só aumentou. O lateral-esquerdo Arthur Henrique, que entrou no intervalo, no lugar de Jefferson, precisou matar com falta um contragolpe do Verdão no meio-campo e acabou expulso de forma direta.
Aos 31', o Palmeiras seguia atrás do quinto gol e, após uma troca de passes ofensivos, Breno Lopes encontrou Atuesta na entrada da área, que ajeitou para a perna direita, chutou colocado e Ronaldo espalmou para fora da grande área.
Aos 33', em falta da intermediária cobrada por Wellington Rato, Weverton saiu errado da meta palmeirense e a bola sobrou para o centroavante Churín, que, desta vez, sem ajuda de um desvio, completou para fazer 4 a 2 no placar.
A equipe de Abel Ferreira, depois de demonstrar uma força mental diante da dificuldade no primeiro tempo, apenas administrou o resultado na etapa final. Perdeu chances de aumentar e acabou levando um gol em outra falha individual, agora de Weverton.
Aos 48', ainda deu tempo para o atacante Rony tentar uma bicliceta, porém não deu certo. Agora, o Palmeiras tem 25 pontos, três a mais que o segundo, com esse triunfo diante dos goianos.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras 4 x 2 Atlético-GO
Local: Allianz Parque, São Paulo
Data e hora: quinta-feira (16/6), às 18h
Público e renda: 38.888 / R$ 2.130.000,00
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Quarto árbitro: Thiago Lourenço de Mattos (SP)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelo: Danilo, aos 22' 1º/T, e Zé Rafael, aos 4' 2º/T (Palmeiras); Churín, aos 38' 1º/T (Atlético-GO)
Cartão vermelho: Arthur Henrique, aos 29' 2º/T (Atlético-GO)
Gols: Luan (contra), aos 28' 1º/T, e Churín, aos 33' 2º/T (Atlético-GO); Zé Rafael, aos 41' 1º/T, Gustavo Gómez, aos 42' e 48' 1º/T, e Gustavo Scarpa, aos 43' 1º/T (Palmeiras)
PALMEIRAS: Weverton; Luan (Mayke), Gustavo Gómez e Murilo; Piquerez, Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael, Gabriel Veron (Breno Lopes) e Gustavo Scarpa (Atuesta); Dudu (Wesley) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Hayner, Edson Felipe, Ramon Menezes e Jefferson (Arthur Henrique); Gabriel Baralhas, Marlon Freitas (Lucas Lima) e Jorginho (Léo Pereira); Luiz Fernando (Airton), Wellington Rato e Churín. Técnico: Jorginho.
Herdeiro de Suárez e Cavani: conheça novo atacante do Liverpool