Eliminação em clássico, críticas e cinco meses no cargo: a passagem de Luxa pelo Corinthians
Situação do treinador ficou insustentável depois da atuação ruim no empate com o Fortaleza, pela semifinal da Sul-Americana
Futebol|Do Live Futebol BR
A demissão de Vanderlei Luxemburgo na última quarta-feira (27), em meio às semifinais da Copa Sul-Americana, pode ter surpreendido muita gente, mas era algo que já vinha sendo conversado nos bastidores havia algumas semanas.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Anunciado no início de maio depois da saída de Cuca, Vanderlei Luxemburgo nunca foi unanimidade entre torcedores e diretores. Tanto que a contratação dele só aconteceu depois que o clube não teve sucesso em negociações com Tite, Mano Menezes e Roger Machado.
Leia também
Durante esses quase cinco meses, Luxemburgo nunca teve paz. Nem mesmo quando o Corinthians ficou 11 partidas sem perder e a justificativa era que o time não apresentava um futebol convincente.
A sequência invicta acabou na derrota para o São Paulo, que culminou com a eliminação nas semifinais da Copa do Brasil.
Desde então, a saída de Luxemburgo vinha sendo conversada. Nas últimas três partidas na Arena — contra Grêmio, Botafogo e Fortaleza —, o treinador foi vaiado pelos torcedores antes mesmo de a bola rolar, quando o nome dele apareceu nos telões. A atuação ruim no empate contra o Fortaleza, em 1 a 1, na última terça-feira (26), no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana, foi o ponto-final.
O Corinthians deixou o campo vaiado pelos torcedores e o treinador saiu em defesa do seu trabalho na entrevista coletiva.
"Estou há quatro meses no clube, recuperamos, chegamos em semifinal de Copa do Brasil, semifinal de Sul-Americana... O trabalho está crescendo. Dentro de uma realidade nossa, estamos chegando na semifinal de duas competições que ninguém acreditava", disse o treinador.
As palavras não convenceram. Com 48% de aproveitamento em 38 partidas — 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas —, Vanderlei Luxemburgo foi comunicado pela diretoria do Corinthians que o trabalho seria interrompido antes de dezembro, quando terminaria o contrato.
Cafu faz acordo e suspende leilão de mansão avaliada em R$ 27 milhões
" gallery_id="64c91160c012ad92f5000065" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/eliminacao-em-classico-criticas-e-cinco-meses-no-cargo-a-passagem-de-luxa-pelo-corinthians-27092023"]