Dorival pode repetir história de Tite e ser mais um técnico do Corinthians salvo pelo Palmeiras
Treinador histórico do Timão também balançava no cargo antes de ganhar confiança após uma vitória contra o rival
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Corinthians, sob comando de Dorival Júnior, pode estar repetindo o roteiro da campanha mais vitoriosa da história do clube. Ao eliminar o Palmeiras nas oitavas da Copa do Brasil vencendo tanto a partida de ida como de volta, o Timão alivia a crise interna e faz as pazes com os torcedores, que cobravam uma reviravolta.
Os fatos trazem recordações aos corintianos do início de 2011. Às vésperas de um clássico diante do Palmeiras, Tite, técnico que veio a se tornar uma lenda para o time, balançava no cargo. Quatro dias antes do confronto, o Corinthians sofreu uma eliminação vexatória para o Tolima na Pré-Libertadores, tornando-se o primeiro time brasileiro a ser desclassificado nessa fase da competição.
Até mesmo o empate com o Palmeiras pelo Paulistão na época, ainda na fase de grupos, poderia levar a demissão de Tite, apontado pela torcida como principal culpado pelo desempenho ruim da equipe. Mas um gol do lateral Alessandro, aos 37 minutos do segundo tempo, poupou o técnico e deu a vitória ao Timão. Os rivais se reencontraram na semifinal do estadual e o Corinthians levou a melhor, mais uma vez, nos pênaltis, garantindo a vaga na decisão — o time ficou com o vice-campeonato do Paulista.
Palmeiras salvou Corinthians de crise e retomou confiança do rival
Com tempo para trabalhar e um ganho de ânimo do elenco, o Corinthians iniciou uma campanha histórica, que começou com o título do Brasileirão de 2011. Na última rodada do campeonato, o Timão levantou a taça em casa após um empate sem gols com o Palmeiras.
No ano seguinte, Tite liderou a equipe em duas conquistas inéditas: a Libertadores e o Mundial de Clubes. E ainda viu o principal rival cair para Série B do Brasileirão.
Dorival Júnior pode repetir feito de Tite?

Treze anos depois, o Corinthians não chegou perto de repetir os tempos de ouro vividos com Tite. Desde a saída oficial do treinador em 2016, quando seguiu para treinar a seleção brasileira, o Timão conquistou um Campeonato Brasileiro e quatro Paulistas. O clube chegou a viver um jejum de seis anos antes da conquista do Paulistão de 2025.
Após eliminar o Palmeiras, o sonho de conquistar a Copa do Brasil, campeonato que não vence há 16 anos, segue vivo. Dorival Júnior tem experiência e já venceu o torneio três vezes, com o São Paulo em 2023, o Flamengo em 2022 e o Santos de 2010.
Aliviado da pressão, o técnico ganhou tempo e oportunidade para trabalhar com o elenco. Com quatro reforços solicitados à diretoria, ele já recebeu o primeiro: o atacante Vitinho, ex-Flamengo.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp