Futebol Divulgado por Neymar, “Somos todo macacos” é criação de agência de publicidade

Divulgado por Neymar, “Somos todo macacos” é criação de agência de publicidade

Movimento tomou as redes sociais depois do episódio de racismo sofrido por Daniel Alves

Divulgado por Neymar, “Somos todo macacos” é criação de agência de publicidade

O episódio envolvendo o lateral Daniel Alves foi a gota d’água para o início de uma mobilização mundial. Desde então, “somos todos macacos”, uma ideia do estafe de Neymar em parceria com a agência de publicidade Loducca ganhou as redes sociais e o apoio até mesmo da presidente Dilma Rousseff.

Tudo começou quando Neymar viveu os primeiros casos de racismo na Espanha ao lado do companheiro Daniel Alves; no jogo do Barcelona diante do Espanyol, em março, gritos de macaco foram direcionados aos dois brasileiros e uma banana foi arremessada em campo; pouco mais de um mês depois, na derrota para o Granada, o camisa 11 sofreu ofensas racistas quando deixou o ônibus da equipe no Camp Nou.

Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da agência Loducca, explica que o movimento surgiu para tirar a força da palavra do agressor preconceituoso.

— Como quando somos crianças e sofremos com um apelido. Se você se incomodar muito ele com certeza vai pegar. Por isso a nossa ideia era de não fugir da briga, de encarar a polêmica e engolir o problema.

De acordo com o publicitário, “somos todos macacos” não é uma campanha, mas sim um movimento.

— Estamos sempre em contato com a equipe do Neymar e já vínhamos planejando algum tipo de manifestação. Pensamos nessa ideia, mas não era para sair agora, estávamos esperando o timing certo. E aconteceu agora com o caso do Dani Alves.

O gesto do lateral brasileiro, que comeu uma banana atirada por torcedores do Villarreal dentro de campo no último domingo (28), vem repercutindo nas redes sociais com a hashtag "#somostodosmacacos". Em sua conta no Instagram, Dani Alves mandou o seguinte recado logo depois do ocorrido:

— Meu pai sempre me falava: filho, coma banana que evita cãibras. Como adivinharam isso? Hahaha.

Já nesta segunda-feira (28), publicou:

— Meu Brasil brasileiro, verde, amarelo, preto, branco e vermelho. Somos um povo alegre com samba no pé e é com alegria e ousadia que a gente tem que se manifestar. Olha a banana, olha o bananeiro… Sou baiano, sou brasileiro… Estamos mais fortes do que nunca, o sorriso é a nossa proteção, a musica é a nossa espada… Nos vemos na Copa… Estamos juntos! #deusnocomando #somostodosmacacos #danidobrasil #amadajuazeiro.