Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Destaque do Paulista que fez o Corinthians pagar milhões: Conheça Chrystian Barletta

Elogiado pelo antigo treinador, atacante de 21 anos será reforço do alvinegro, mas precisa evoluir em alguns aspectos para ter sucesso

Futebol|Gabriel Herbelha, do R7

Chrystian jogou contra o seu 'atual' clube e se deu melhor: 2 a 0 para o São Bernardo contra o Corinthians
Chrystian jogou contra o seu 'atual' clube e se deu melhor: 2 a 0 para o São Bernardo contra o Corinthians Chrystian jogou contra o seu 'atual' clube e se deu melhor: 2 a 0 para o São Bernardo contra o Corinthians

Grande revelação do Campeonato Paulista deste ano, Chrystian Barletta será reforço do Corinthians no restante da temporada.

Ele se destacou pelo São Bernardo, com cinco participações diretas para gol (quatro gols marcados e uma assistência distribuída), e o alvinegro pagou cerca de R$ 6 milhões por 50% do passe do jogador de 21 anos. A informação é do Goal Brasil.

Oficialmente, o Corinthians ainda não anunciou nem fez o registro do jogador. No entanto, o Bernô “furou” o Timão, e pelas redes sociais, confirmou que os dois clubes “concluíram a negociação da transferência do atacante”.

Em sua primeira aparição após o anúncio da venda, Chrystian disse “estar realizando um sonho”, e que tem "a melhor expectativa possível" em sua sequência de carreira no clube do Parque São Jorge.

Publicidade

O atleta acompanhou in loco a eliminação do Corinthians no Paulistão no último domingo (12) em um camarote da Neo Química Arena.

O negócio é dado como encaminhado há algumas semanas. Em entrevista ao R7, durante a fase de grupos do Estadual, o treinador Márcio Zanardi rasgou elogios ao camisa 11, e tratou, na época, as sondagens sobre o jogador como algo natural.

Publicidade

“É um jogador novo, de 21 anos. Um jogador que tem muita qualidade, tem muito repertório, tem uma relação com a bola muito boa, cognitivo alto. É um jogador que joga com bola e sem bola, é claro que a visibilidade ia ser grande. Isso aí é normal, o futebol é um negócio, é business”, afirmou Zanardi.

Quem é Chrystian Barletta?

Chrystian Barletta em seus tempos de Joinville
Chrystian Barletta em seus tempos de Joinville Chrystian Barletta em seus tempos de Joinville

Nascido em Limeira, no interior de São Paulo, o jovem de 21 anos se iniciou no futebol nas categorias de base do Renovicente, na categoria sub-15.

Publicidade

Pouco tempo depois, foi para o Joinville, clube do interior catarinense onde se profissionalizou e disputou suas primeiras partidas como jogador de futebol, em 2019.

No mesmo ano, Chrystian chegou a passar por um período de testes no Sporting, de Portugal, mas, sem sucesso, retornou ao Joinville.

Em 2021, foi emprestado ao Bahia e disputou o Campeonato Baiano pela equipe B do clube do nordeste, mas retornou ao seu clube formador antes do previsto, para disputar a série D.

Já no ano passado, o jogador chegou a negociar uma transferência para o Cuiabá, mas acabou acertando por empréstimo com a Chapecoense. Pela Chape, disputou a série B, foi titular na maioria das partidas e teve certo destaque.

Mas foi neste início do ano que Chrystian estourou e conseguiu assinar contrato com o alvinegro, clube de coração do pai do jogador, Silvio Barletta.

Como joga o novo reforço do Corinthians?

Observando o seu mapa de calor em jogos do São Bernardo, é possível observar que Barletta é um jogador agudo, que prefere atuar no lado direito do campo, como um ponta.

Douglas Batista, colunista do Footure, analisou partidas do jogador e deu um panorama, entre críticas e elogios, de como ele poderá ser importante no Corinthians.

O analista, de primeira, já cita a contratação como algo positivo pois dá "uma situação diferente" ao elenco corintiano, e que embora ele tenha características diferentes das de Adson, pode ser uma opção na ponta direita titular.

"É um cara apto a correr longas distâncias, é um jogador de extrema velocidade, que atua aberto pelo lado direito, coisa que normalmente a gente vê o Corinthians com pontas destros

partindo mais pelo lado esquerdo, como o próprio Pedrinho e o Róger Guedes, enquanto o Barletta vai disputar com o Giovane [a posição]", opina Douglas.

Apesar do destaque demonstrado no campeonato estadual, ao analisarmos os números no seu início de carreira, observamos um jogador ainda inconstante, com dificuldade de finalização de fora da área e de tomadas de decisão, que podem e devem ser corrigidas pela comissão técnica de Fernando Lázaro.

"O Chrystian é um jogador que tem uma dificuldade muito grande em usar o pé direito, seu pé ruim, então quando ele vai realizar um drible, ele tem que fazer cortando para a perna direita, por isso que os dribles dele normalmente são cortando para o meio para finalizar", explica Douglas.

"Ele tem algumas dificuldades em espaço curto para conseguir driblar, ele se sente mais confortável jogando em espaços longos, percorrendo 40 metros, é o ideal para ele", completa.

A questão física também é um ponto citado como algo a evoluir para o jogador de 1,78 metro, que passou por um crescimento tardio de altura. "Ganhar um pouquinho mais de massa pode ser determinante", diz Douglas.

Enquanto espera o anúncio oficial, o atleta terá, pelo menos, até o início de abril para se ambientar no clube, período em que o Corinthians se prepara para o início do Brasileirão e da Libertadores. 

Messi, Modric ou Dudu! O que o Corinthians poderia ter feito com a grana investida em Luan?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.