Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

De Corinthians a Botafogo: por que clubes tradicionais podem ficar fora da Copa do Brasil em 2024?

Equipes acostumadas a participar da competição terão vida dura se quiserem disputar o torneio nacional no próximo ano; entenda

Futebol|Do R7

Copa do Brasil: clubes tradicionais podem ficar de fora da próxima edição do torneio; entenda
Copa do Brasil: clubes tradicionais podem ficar de fora da próxima edição do torneio; entenda Copa do Brasil: clubes tradicionais podem ficar de fora da próxima edição do torneio; entenda

A Copa do Brasil é considerada o torneio mais democrático do país, famosa por proporcionar confrontos de equipes consideradas grandes, das Séries A e B do Brasileirão, contra times de menor porte e orçamento.

No entanto, diversos clubes tradicionais do nosso futebol, como Corinthians, Botafogo, Santos, São Paulo e Vitória, estão sob a ameaça de ficar fora da próxima edição do torneio nacional. 

Até o ano passado, as vagas para a competição eram distribuídas de acordo com o RNC (Ranking Nacional de Clubes). No entanto, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mudou o regulamento da Copa do Brasil e trouxe importantes alterações nos critérios de classificação.

Agora, as vagas estão sob "poder" das federações, que as estão distribuindo aos mais bem colocados de cada um dos torneios estaduais espalhados pelo país. Das 92 vagas, 82 são decididas por meio das competições locais.

Publicidade

As outras 12 vão para os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Brasileirão, e para os times classificados para a Libertadores. As vagas restantes ficarão para os clubes mais bem classificados no Campeonato Brasileiro, exceto os que já se encaixam em outros casos. 

Clubes tradicionais em apuros

Eliminado nos pênaltis nas quartas do Paulistão, Corinthians pode ficar de fora da próxima Copa do Brasil
Eliminado nos pênaltis nas quartas do Paulistão, Corinthians pode ficar de fora da próxima Copa do Brasil Eliminado nos pênaltis nas quartas do Paulistão, Corinthians pode ficar de fora da próxima Copa do Brasil

Com as mudanças, são diversos os clubes tradicionais que tiveram campanhas ruins em seus estaduais, e que já suam frio pensando na possibilidade de ficar de fora de um torneio tão rentável quanto a Copa do Brasil. Logo, as equipes terão que apostar em vias alternativas para conseguir uma vaga na competição. 

Publicidade

Eliminados nas quartas de final do Paulistão para Ituano e Água Santa, respectivamente, Corinthians e São Paulo já não podem mais chegar à Copa do Brasil de 2024 por meio do estadual. Logo, corintianos e são-paulinos têm alguns caminhos a explorar:

- disputar e vencer a Copa Paulista;

Publicidade

- terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação à Libertadores;

- vencer a Copa do Brasil deste ano.

O Corinthians, por estar na Libertadores deste ano, ainda pode conseguir a vaga se for campeão do torneio continental. O Santos, que caiu ainda na fase de grupos do Paulistão, vive a mesma situação dos rivais paulistas, com a diferença de que não pode buscar a vaga por meio da Libertadores, já que não disputa a competição neste ano. 

No Rio de Janeiro, o Botafogo é o clube grande que mais está em apuros. Eliminado de forma precoce no Cariocão, o Fogão vê a Taça Rio, disputada entre os times que ficaram da 5ª à 8ª colocação na primeira fase do estadual, como a luz do fim do túnel.

Por conta da eliminação nas semifinais do estadual, vencer a Taça Rio garantiria o Alvinegro carioca na Copa do Brasil. 

Outros clubes que tradicionalmente disputam o torneio nacional, inclusive que estão na Série A do Brasileirão, como Cuiabá e Fortaleza, também vivem esse cenário dramático.

Além deles, Vitória, Sampaio Corrêa, CSA, Botafogo-SP, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta precisam buscar alguma das alternativas citadas anteriormente para conquistar um lugar na Copa do Brasil do próximo ano. 

Da prisão ao anúncio de divórcio: relembre a novela entre Joana Sanz e Daniel Alves

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.