Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

David Luiz, Richarlison e mais: brasileiros que voltam a jogar a Champions em 2025

Fase de grupos da Liga dos Campeões começa nesta terça-feira (16) com o retorno de nomes conhecidos

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

David Luiz e Richarlison retornam a disputar a Champions nesta temporada Reprodução/@davidluiz23/@richarlison

A fase de grupos da Liga dos Campeões começa nesta terça-feira (16) com o retorno de nomes conhecidos da torcida brasileira ao principal palco do futebol europeu. Dentre os 36 clubes classificados para essa fase da competição, 24 têm brasileiros no elenco e, na maioria deles, os jogadores do país são protagonistas.

Esse é o caso do Pafos, modesto time do Chipre, que conseguiu se classificar para a Liga dos Campeões pela primeira vez em 2025. Com um time recheado de brasileiros (cinco, ao todo), o principal jogador da equipe é David Luiz. O zagueiro não disputava a Champions desde 2018, quando ainda atuava pelo Chelsea.

Desde que deixou os Blues, o jogador teve passagens por Arsenal, Flamengo e Fortaleza, clube pelo qual atuou apenas 16 vezes. Mas o zagueiro retornou à Europa em meio a polêmicas além das quatro linhas. A assistente social Francisca Karollainy Barbosa Cavalcante acusou o jogador de ameaçá-la enquanto eles mantinham uma relação extraconjugal, contudo, David Luiz nega a conhecer.

Outro jogador que volta a participar da Champions neste ano é Richarlison, campeão da Europa League pelo Tottenham na última temporada. O atacante tem seis partidas no torneio e dois gols marcados.


Os meias Bruno Guimarães e Joelinton também voltam a atuar no torneio por um clube inglês. Ambos estrearam na competição em 2019, o primeiro pelo Lyon e o último pelo Hoffenheim, e atuaram juntos pelo Newcastle na temporada 23/24.

Outros nomes na lista de retornos são o zagueiro Juan, titular do Napoli, que já participou de cinco edições da Champions, mas ficou de fora da última. E o atacante Luis Henrique, que desponta como um dos principais jovens brasileiros no continente europeu. Aos 23 anos, o jogador participou de três partidas do torneio em 2020 pelo Olympique de Marseille, e nesta temporada, jogará a competição pela Inter de Milão.


Estêvão e mais 26 brasileiros estreiam na Champions

Esta edição da Champions também celebra a estreia de 27 brasileiros no torneio. Os destaques são Estêvão e João Pedro, dupla do Chelsea, que já tem conquistado fãs ao redor do mundo antes da primeira rodada. Andrey Santos também participa pela primeira vez da competição defendendo os Blues.

Outro nome muito conhecido, especialmente da torcida flamenguista, faz a estreia na Liga dos Campeões aos 33 anos. Rodinei, ex-lateral-direito do Flamengo, jogará a competição pelo Olympiacos, da Grécia.


*Sob supervisão de Camila Juliotti

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.