Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Da estreia ao reencontro com o São Paulo: os dois meses de Vitor Roque no Palmeiras

Jogador mais caro da história do clube demorou a marcar, mas já anotou dois gols nas últimas duas partidas

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

Vitor Roque marcou duas vezes nas últimas duas partidas do Palmeiras Cesar Greco/Palmeiras/07.05.2025

Vitor Roque completará dois meses no Palmeiras, neste sábado (10), às vésperas do clássico contra o São Paulo, pela oitava rodada do Brasileirão, neste domingo (11). Por coincidência, o atacante fez a estreia pelo Verdão em um Choque-Rei, disputado na semifinal do Campeonato Paulista deste ano. Marcado por um pênalti polêmico sofrido pelo atacante, o jogo terminou com a vitória do Palmeiras por 1 a 0.

Para a má sorte do Tigrinho, apelido pelo qual Vitor Roque ganhou fama quando ainda era uma promessa no Athletico Paranaense, o Palmeiras não marcou gols nos próximos três jogos que disputou após a estreia dele. O período de seca inclui as duas partidas da final do Paulistão contra o Corinthians, em que o clube terminou com o vice-campeonato, e a estreia no Brasileirão em um empate amargo contra o Botafogo.

A pouca precisão nas jogadas ofensivas fez o torcedor alviverde questionar a contratação de Vitor Roque. Ele foi o jogador mais caro da história do Palmeiras, custando 25,5 milhões de euros (na cotação atual, R$ 162,3 milhões), aos cofres do clube. Devido ao alto investimento, a pressão pela falta de gols se tornou algo mais intenso, ao passo que a torcida queria um rendimento imediato.

O Palmeiras foi o melhor ataque do Paulistão deste ano, com 25 gols marcados. Com a chegada de Roque, a equipe, além de marcar apenas um gol na competição, balançou as redes oito vezes nas sete primeiras rodadas do Brasileirão, tendo uma queda relevante na produção ofensiva. Atualmente, o Verdão é só o oitavo melhor ataque do Campeonato Brasileiro.


O jogador chegou a passar doze partidas sem estrear as redes adversárias com a camisa do Palmeiras e até a sétima rodada do Brasileirão estava com a titularidade questionada na equipe. Ele até chegou a balançar as redes duas vezes, mas teve os gols anulados após decisões do árbitro de vídeo. Na primeira ocasião, o Palmeiras enfrentava pela primeira vez o Cerro Porteño, na Libertadores, já na segunda, o alviverde vencia o Corinthians pelo Brasileirão.

Mas diante do Vasco, no Mané Garrincha, no domingo (4), Vitor Roque finalmente marcou o seu primeiro gol válido pelo Verdão. O único gol da partida selou a vitória que colocou o Palmeiras como líder do Campeonato Brasileiro, empatado em número de pontos com o Bragantino.


Tirando um peso nas costas que persistia desde a passagem ruim por Barcelona e Real Betis, na Espanha, Vitor Roque pareceu se sentir aliviado. “Desde a minha estreia tenho buscado esse gol. Fui recepcionado da melhor maneira possível pelos meus companheiros e pelo professor Abel Ferreira. A cada treinamento, eles me diziam ‘vai sair’ e ‘vou te ajudar a fazer esse gol’. E ainda bem que ele saiu neste jogo”, disse o atacante em entrevista coletiva.

Na partida contra o Cerro Porteño, nesta quarta-feira (7), Vitor Roque voltou a marcar novamente, nos minutos finais de jogo. A vitória classificou o Palmeiras para as oitavas de final da Libertadores, sendo o primeiro time a conseguir avançar para a próxima fase da competição em 2025. Mas o jogo não ficou longe de ser fácil para o atacante.


Ainda no primeiro tempo, o Tigrinho perdeu uma chance clara de gol. Ele estava completamente livre, de frente para o gol, após uma falha do zaga da equipe paraguaia, mas finalizou mal e perdeu a chance de marcar. A situação piora, pois ele também tinha a opção de dar uma assistência para Estêvão, que também estava livre, mas preferiu chutar por conta própria.

O jogador foi alvo de críticas e se justificou após a partida. “Depois de ter perdido o gol, dei uma balançada, mas vida de atacante é assim, às vezes vou perder o mais fácil e fazer o mais difícil, mas estou muito feliz pela vitória, que foi o mais importante hoje”, ele falou.

Abel Ferreira elogiou a postura do atleta. Mesmo durante o período de má fase, o treinador português apoiou a titularidade de Vitor Roque, que ganhou muitas oportunidades desde que chegou ao clube. Após o jogo contra o Cerro Porteño, o treinador português saiu em defesa do jogador.

“O exemplo do que é resiliência de um jogador: Vitor Roque. Em uma imagem, eu falhar um gol que todos estavam esperando que não falhasse, que toda gente criticou, e como dou resposta a adversidade? Ele lutou e fez um golaço, sozinho, com capacidade física, força, técnica”, disse Abel.

Boa fase do Palmeiras

A boa fase do Palmeiras contribui para que os jogadores se destaquem em suas atuações individuais, o que pode estar ajudando na adaptação de Vitor Roque no clube. Classificado para as oitavas da Libertadores, sendo o único clube a vencer todas as partidas que disputou na fase de grupos até aqui, e líder do Brasileirão, o Palmeiras vive bom momento. A equipe parece ter melhorado o entrosamento e, mais uma vez, as táticas de Abel Ferreira tem se provado eficientes.

Encaixando-se no esquema de jogo do time, Vitor Roque pode continuar a balançar as redes com cada vez mais frequência e se aproveitar dessa confiança para marcar no Choque-Rei, deste domingo, o que seria o primeiro gol do atacante em clássicos.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.