Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Cuca tem bom retrospecto, mas passado polêmico no São Paulo

Treinador participou da montagem de time supercampeão de 2005. No entanto, Cuca também falou mal de dirigentes e se envolveu em polêmicas

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Há 15 anos, técnico Cuca iniciava sua primeira passagem pelo São Paulo
Há 15 anos, técnico Cuca iniciava sua primeira passagem pelo São Paulo

O técnico Alexi Stival, conhecido no mundo do furtebol como Cuca, iniciará a sua segunda passagem no comando do São Paulo na temporada de 2019. Ele foi anunciado pelo diretor do time tricolor, Raí de Oliveira, nesta quinta-feira (14), mas só assumirá depois que se recuperar completamente de uma cirurgia cardíaca, realizada no fim do ano passado.

Caracterizado pela garra nos tempos de jogador (com passagens marcantes por Grêmio, Internacional e Palmeiras), Cuca, de 55 anos, construiu um currículo vencedor desde que iniciou a carreira de treinador, especialmente nos últimos anos — conquistou a Copa Libertadores de 2013 pelo Atlético Mineiro e o Brasileirão de 2016 pelo Palmeiras.

Cuca despontou após realizar um ótimo trabalho no Goiás no Campeonato Brasileiro de 2003, quando tirou o time da zona de rebaixamento. O desempenho despertou a atenção dos grandes clubes do país em seu trabalho.

No ano seguinte, o treinador desembarcou no Morumbi. Ele indicou para a montagem do elenco alguns dos melhores nomes do time goiano à época, casos do meia Danilo, do atacante Grafite e do zagueiro Fabão. Além deles, o técnico teve as chegadas de nomes como o lateral-direito Cicinho e o atacante Jean, entre outros.


O esquema tático adotado (3-5-2) e o entrosamento entre os jogadores levou o São Paulo aos títulos paulista, da Libertadores e Mundial de 2005. Porém, Cuca já não estava mais no clube nessas conquistas.

O temperamento forte de Cuca provocou um desentendimento com o ídolo Rogério Ceni. Essa rusga pode ter sido um dos fatores que motivaram a saída do técnico. Anos mais tarde, Ceni deu declarações nas quais dizia que o episódio entre ele e Cuca estava superado.


Depois do trabalho no São Paulo, Cuca teve boas passagens por Flamengo, Botafogo e Cruzeiro, clubes pelos quais venceu estaduais. Mas o auge da carreira veio no Atlético Mineiro, onde ele conquistou a Libertadores.

Leia também

Curta a página do R7 Esportes no Facebook


Erguido ao patamar de estrela, Cuca seguiu para o futebol chinês e também foi campeão no Shandong Luneng, entre 2014 e 2015. Um ano depois, o técnico retornaria ao Brasil para ajudar o Palmeiras a romper uma fila de 22 anos sem um título do Brasileirão.

Período sabático e cirurgia

Cuca passou parte dos últimos dois anos afastado do futebol. Em 2017, o treinador anunciou que permaneceria um período sem trabalhar para questões familiares e deixou o Palmeiras. No ano passado, assumiu o Santos, mas pediu afastamento do clube após descobrir um problema cardíaco.

De pé frio a vencedor, técnico Cuca coleciona títulos por rivais no Brasil:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.