Cruzeiro busca 1ª vitória em quatro jogos diante de um Fortaleza desfalcado e no Z4
Raposa vem de uma sequência de três empates seguidos e busca os três pontos para continuar na briga pelas primeiras posições
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Cruzeiro enfrenta o Fortaleza neste sábado (18), às 21h (de Brasília), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de três empates seguidos, o time de Leonardo Jardim tenta reencontrar as vitórias para seguir na briga pelas primeiras posições, enquanto o Leão do Pici luta para deixar a zona de rebaixamento.
Com 53 pontos e ocupando o terceiro lugar, o Cruzeiro quer aproveitar o duelo diante do 18º colocado para reduzir a distância para Flamengo e Palmeiras, que se enfrentam no domingo (19) . A equipe mineira vem de empates contra Flamengo, Sport e Atlético-MG, e precisa vencer para manter o ritmo na disputa pelo título.
O técnico Leonardo Jardim terá desfalques importantes. Kaio Jorge, artilheiro da equipe com 15 gols, cumpre suspensão após ser expulso no clássico contra o Atlético-MG. Cássio também está fora por protocolo de concussão, após sofrer pancada na cabeça na partida na Arena MRV. Kaiki Bruno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é outro desfalque. Sinisterra, Fagner e Matheus Henrique continuam no departamento médico.
LEIA MAIS
Gabigol volta a ser titular no comando do ataque. O atacante, que tem sete gols em oito jogos contra o Fortaleza na carreira, assume a vaga de Kaio Jorge e tenta manter a boa média diante do time cearense. Nesta temporada, ele soma 14 gols e quatro assistências em 44 partidas com a camisa celeste.
O Cruzeiro deve entrar em campo com Léo Aragão; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kauã Prates; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Gabigol.
O Fortaleza chega muito desfalcado e pressionado. O time de Martín Palermo ocupa o 18º lugar com 24 pontos, sete atrás do Santos, primeiro fora do Z4. A equipe ainda não venceu duas partidas seguidas no Brasileirão e terá ao menos cinco desfalques por suspensão. Adam Bareiro, Kuscevic e Pablo Roberto foram expulsos na derrota para o Vasco, enquanto Deyverson e Gastón Ávila estão fora por acúmulo de cartões. João Ricardo, Emmanuel Martínez, Tinga, Bruno Pacheco, Weverson e Marcelo Benevenuto seguem lesionados.
A provável formação do Fortaleza tem Brenno; Mancuso, Brítez, Gazal e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira e Pochettino; Breno Lopes, Yago Pikachu e Lucero.
O desempenho do Fortaleza como visitante é um dos piores da competição. Em 12 jogos fora de casa, o time conquistou apenas sete pontos, com um aproveitamento de 19%. Já o Cruzeiro é o segundo melhor mandante do campeonato, com 32 pontos somados no Mineirão — dez vitórias, dois empates e duas derrotas.
O confronto também pode representar o fim de um longo jejum. O Cruzeiro não vence o Fortaleza como mandante desde 2005, quando goleou por 3 a 0 no Mineirão, com gols de Diego Clementino (2) e Kelly. De lá para cá, foram quatro partidas em Belo Horizonte, com dois empates e duas vitórias do time cearense.
Leonardo Jardim, que vem colecionando quebras de tabu nesta temporada, tenta repetir o roteiro neste sábado. Sob seu comando, o Cruzeiro já encerrou longas sequências negativas contra São Paulo, Flamengo, Fluminense, Grêmio e Internacional.
Com retrospecto favorável em casa e o rival enfraquecido, o Cruzeiro vê no duelo com o Fortaleza a chance de retomar o caminho das vitórias e seguir vivo na disputa pelas primeiras posições do Brasileirão.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp