Coutinho no Vasco é mais um ídolo que decepciona em retorno ao clube que o formou
Rescisão de contrato partiu da vontade do jogador, que vinha sendo alvo de críticas recorrentes por parte da torcida vascaína
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Philippe Coutinho não é mais jogador do Vasco. Clube e jogador rescindiram contrato na última quarta-feira (18), após pedido feito pelo próprio estafe do jogador ao presidente Pedrinho. Fernando Diniz ainda tentou reverter a situação e convencer o meia a ficar, mas a decisão já estava tomada.
Internamente, o entendimento é de que a decisão de Coutinho não partiu de problemas com o ambiente de trabalho, mas sim com um desgaste com o torcedor vascaíno. O camisa 10 tem sido alvo de críticas recorrentes e, na última semana, contra o Volta Redonda, pelas quartas de final do Carioca, o jogador foi vaiado pela primeira vez em São Januário, mesmo com o Vasco conseguindo a classificação para as semifinais.
Leia mais
- Philippe Coutinho vira sonho no Santos. Cansado de ser xingado pela torcida do Vasco, ele pede rescisão. A grande amizade com Neymar empolga direção do clube paulista
- Entrada em Neymar gera revolta em atletas nas redes sociais; Santos ironiza zagueiro
- Philippe Coutinho pede para sair do Vasco; time dos EUA é opção
Coutinho, porém, não está sozinho. Além dele, o futebol brasileiro teve outros craques que, após anos de alto nível na Europa, não conseguiram desempenhar o que era esperado no retorno ao Brasil. Relembre!
Neymar no Santos
Com mais ausências por lesão do que jogos disputados, Neymar Jr. ainda não entregou tudo que o torcedor do Santos espera de seu camisa 10. Em pouco mais de um ano de volta o Brasil, o atacante teve poucos jogos de destaque e parece muito distante daquele Neymar que todos se acostumaram a ver. Em 2026, jogou apenas um jogo.
Já no ano passado, Neymar esteve presente em 20 das 35 rodadas do Brasileirão, e sofreu com longos períodos afastado para tratar diferente lesões. Nas últimas três partidas de Série A, foi determinante, marcando gols e distribuindo assistências, mas jogou contra os rebaixados Sport e Juventude, além de um Cruzeiro reserva que se preparava na época para a Copa do Brasil.
William e Douglas Costa
Vendido ainda garoto ao futebol ucraniano, William fez carreira de sucesso na Europa e se tornou ídolo do Chelsea, além de ter vestido as cores do Arsenal, antes de acertar seu retorno ao Corinthians, em 2021. A expectativa era grande, o jogador ganhou a camisa 10 e parecia ser a peça que faltava no time.
Meses depois, porém, o atacante saiu do Timão. William não conseguiu desempenhar no clube do Parque São Jorge e se tornou alvo da torcida, sofrendo críticas nas redes sociais e até ameaças. A gota d’água para o atleta foi quando a sua própria família passou a ser ameaçada. O jogador buscou a rescisão de contrato e, após uma nova passagem pela Inglaterra, veste as cores atualmente do Grêmio.
O Tricolor gaúcho, inclusive, viveu situação inversa com Douglas Costa. Revelado no Imortal, o atacante também teve carreira vitoriosa na Europa, onde vestiu camisas importantes do futebol europeu, como Bayern e Juventus. No retorno ao Brasil, a expectativa dos gremistas era grande, mas Douglas Costa sofreu com lesões e foi um dos protagonistas do rebaixamento do clube em 2021, se despedindo pouco depois do clube que o formou como uma grande decepção.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














