Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cortejo de Pelé passa em frente à casa da família em Santos e gera comoção

Milhares de pessoas se despediram do Rei do Futebol e não conseguiram segurar a emoção do momento

Futebol|Do Live Futebol BR

Gabriel Corregio, 7 anos, é erguido pelo pai, Ricardo, na passagem do cortejo em Santos
Gabriel Corregio, 7 anos, é erguido pelo pai, Ricardo, na passagem do cortejo em Santos Gabriel Corregio, 7 anos, é erguido pelo pai, Ricardo, na passagem do cortejo em Santos

Após velório de 24 horas com mais de 230 mil pessoas na Vila Belmiro, o cortejo com o corpo de Pelé percorreu as ruas de Santos na manhã desta terça-feira (3) rumo a um cemitério vertical no bairro do Marapé, onde ocorreu sepultamento restrito a familiares. Momento de especial e forte emoção foi a passagem do féretro em frente ao condomínio onde moram mãe e irmã do rei do futebol na avenida Coronel Joaquim Montenegro, canal 6, bairro Ponta da Praia.

Dona Celeste, 100 anos, recebe há meses cuidados especiais com a saúde na própria residência. Maria Lúcia Arantes do Nascimento Magalhães tem 78 anos e acompanha tudo de perto.

Comovidos, moradores e turistas assistiram todo o cortejo com palmas e saudações diversas ao maior jogador de futebol de todos os tempos. "Somos corintianos, mas Pelé é nosso rei", resume Ricardo Corregio, um dos engenheiros da Arena Corinthians. Ele, inclusive, ergueu o filho Gabriel Neves Corregio, de 7 anos, no momento em que o caminhão do Corpo de Bombeiros passou com o caixão de Pelé.

Profissionais da imprensa nacional e estrangeira se posicionaram desde o início da manhã desta terça no cruzamento das avenidas Epitácio Pessoa com Joaquim Montenegro.

Publicidade

Uma faixa instalada ainda na segunda-feira (2) foi mantida nas imediações como mais uma forma de homenagem. Edinho, técnico do Londrina e filho de Pelé, também mantém um apartamento nos arredores.

"Pelé e a família merecem esse carinho todo", resume a ex-manicure e hoje cuidadora Marilene Miranda Rodrigues, que atendia dona Celeste. "Eu tinha meu salão e ela ia sempre lá fazer a unha. E sempre com muita simplicidade". 

Publicidade

Trajetória e despedidas

Dona Celeste veio com a família de Bauru para Santos na década de 1960. Pelé já estava desde 1956. Tiveram uma residência no canal 5, bairro do Embaré, onde hoje um prédio leva o nome de Dondinho – João Ramos do Nascimento, pai de Pelé, morto em 1996, aos 79 anos, de insuficiência cardíaca.

Publicidade

Em março de 2015, dona Celeste e Maria Lúcia fizeram uma visita ao Museu Pelé, que mantém entrada gratuita no Centro Histórico de Santos. Foi uma rara aparição pública das duas juntas.

Em março de 2020 morreu Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, irmão de Pelé, aos 77 anos, após luta contra um câncer de próstata. Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, por complicações de câncer no cólon.

Por João Pedro Feza, direto de Santos

Torcedores e familiares se despedem de Pelé nas últimas horas do cortejo em Santos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.