Campeonato Brasileiro

Futebol Coritiba vence e interrompe sequência invicta do Botafogo

Coritiba vence e interrompe sequência invicta do Botafogo

Coxa comandou as ações no primeiro tempo e segurou bem a pressão do Glorioso na reta final do jogo

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Igor Paixão, revelação do Coritiba, marcou o gol da vitória sobre o Botafogo

Igor Paixão, revelação do Coritiba, marcou o gol da vitória sobre o Botafogo

Divulgação/Coritiba

Em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (29), no Couto Pereira, o Coritiba venceu o Botafogo pelo placar de 1 a 0. O único gol do confronto foi marcado pelo jovem Igor Paixão, ainda na primeira etapa.

O Coxa recebeu o Glorioso no Alto da Glória com muita dificuldade na montagem do time, já que cinco dos principais atletas treinados por Gustavo Morínigo não puderam ir a campo. Os principais adversários na Série B de 2021, que teve o Alvinegro como campeão na penúltima rodada, fizeram mais um duelo equilibrado.

Como de costume em seus jogos com mando de campo, o Coritiba começou se instalando no campo de ataque e impondo dificuldade na saída de jogo do Botafogo, uma das principais características do time comandado por Luís Castro. 

Depois de muito tentar encontrar espaço na zaga alvinegra, o Coxa abriu o placar. Aos 28 minutos, Val encontrou bom lançamento nas costas da defesa do Botafogo, e Igor Paixão saiu cara a cara com Gatito Fernández. O atacante driblou o goleiro paraguaio e tocou para o fundo da rede.

Após o gol sofrido, o Glorioso tentou se organizar para encontrar o empate, mas esbarrou em erros individuais. Principais peças de construção, Chay, Victor Sá e Diego Gonçalves não faziam bom jogo. O Coxa, por sua vez, segurou o resultado sem correr riscos até o término dos primeiros 45 minutos.

Na volta para a segunda etapa, com as mudanças de Luís Castro, o Botafogo começou explorando mais o jogo central com a organização à beira da área do Coritiba, mas ainda encontrava dificuldade para finalizar as jogadas.

A partir dos 25 minutos, o Alvinegro começou a se postar inteiro no campo de ataque e beirou os 70% de posse de bola. O Coxa, por sua vez, não permitia que o time carioca transformasse a partida em um 'ataque contra defesa'.

Na reta final, Alex Muralha, goleiro do Coritiba, ainda fez excelente defesa em finalização de Erison, que tinha endereço certo. Os donos da casa se seguraram, não cederam ao jogo do Botafogo, e comemoraram mais três pontos na tabela de classificação ao apito final do árbitro Bráulio da Silva Machado.

Depois de oito jogos no Brasileirão, caiu a invencibilidade do Botafogo, que durava desde a estreia na competição. Com o resultado, o Coxa ultrapassou o Glorioso e se afirmou no G-6 na oitava rodada.

Próximos jogos

O Coritiba, buscando se manter no meio da tabela, volta a campo no próximo sábado (4/6), fora de casa, contra o Ceará. Já o Botafogo, com início empolgante no Brasileirão, encerrará a nona rodada no dia 6/6, segunda-feira, contra o Goiás, no Nilton Santos.

FICHA TÉCNICA
Coritiba 1 x 0 Botafogo
Local: Couto Pereira, em Curitiba-PR
Data e hora: domingo (29/05), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC/FIFA)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Gol: Igor Paixão 28'/1ºT (Coritiba)
Cartões amarelos: Guillermo, Val, Alex Muralha e Clayton (Coritiba) / Victor Cuesta, Erison e Chay (Botafogo)

Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Guillermo, Marcio Silva e Guilherme Biro (Diego); Willian Farias, Val (Bernardo) e Thonny Anderson (Régis); Igor Paixão, Fabrício Daniel (Pablo García) e Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo.

Botafogo: Gatito Fernández; Saravia (Hugo), Víctor Cuesta, Kanu e Daniel Borges (Rikelmi); Luis Oyama , Del Piage (Lucas Fernandes) e Chay (Matheus Nascimento); Victor Sá, Erison e Diego Gonçalves (Piazon). Técnico: Luís Castro.

Veja por onde andam os jogadores da seleção na Copa de 2014

Últimas