Corinthians quer embalar no Brasileirão
ETTORE CHIEREGUINI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO - 10.06.2023Em busca da segunda vitória seguida para confirmar a reação no Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta o Athletico-PR neste sábado (24), às 16h (de Brasília), na Arena da Baixada, pela 12ª rodada.
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Depois da pausa no campeonato por causa das datas Fifa, o Timão venceu o clássico sobre o Santos, por 2 a 0, na Vila Belmiro, e aliviou a pressão. No entanto, o alvinegro paulista segue próximo da zona de rebaixamento, em 15º lugar, com 12 pontos.
O Athletico-PR é o 11º colocado, com 16 pontos, e vem de dias turbulentos. Na semana passada, o diretor-técnico Luiz Felipe Scolari aceitou a proposta para comandar o Atlético-MG e deixou o clube, que decidiu pela saída do técnico Paulo Turra.
Tabu
O Corinthians defende uma invencibilidade de quatro anos sem perder para o Athletico-PR. A última derrota foi em novembro de 2018. De lá para cá, aconteceram oito confrontos entre eles, sendo cinco vitórias do Timão e três empates.
O retrospecto geral também é favorável ao Corinthians, com 26 vitórias contra 18 do Athletico-PR, além de 23 empates.
Baixas no Corinthians
Vanderlei Luxemburgo segue com problemas para escalar o Corinthians. Lesionados, o volante Fausto Vera e o meia Renato Augusto não estiveram à disposição para o clássico na Vila Belmiro e continuam de fora.
A lista ganhou outros dois nomes. O lateral-direito Fagner recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática, enquanto o atacante Chrystian Barletta sofreu um trauma no joelho direito nos últimos treinos e foi vetado pelo departamento médico.
Por outro lado, Vanderlei Luxemburgo tem a volta de dois titulares. O zagueiro Bruno Méndez, que estava atuando na lateral direita, retorna depois de defender a seleção do Uruguai nas datas Fifa, e o também zagueiro Murillo, que se recuperou de uma inflamação na garganta.
Athletico-PR sem treinador
Como a diretoria ainda não definiu o substituto de Paulo Turra, o Athletico-PR continua sob o comando de Wesley Carvalho, de forma interina. Ele esteve no banco de reservas na derrota para o São Paulo, por 2 a 1, no Morumbi, na última quarta-feira (21).
Para essa partida, Wesley Carvalho vai realizar mudanças. O lateral-esquerdo Fernando rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e só volta em 2024, enquanto o volante Alex Santana recebeu o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o volante Erick e o atacante Cannobio retornam após cumprirem suspensão.
FICHA TÉCNICA
Athletico-PR x Corinthians
Local — Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data e horário — sábado (24), às 16h (de Brasília)
Árbitro — Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA - RJ)
Auxiliares —- Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Árbitro de vídeo — Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa - MG)
ATHLETICO-PR — Bento; Madson (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Vinícius Kauê; Hugo Moura, Erick e Vitor Bueno; Cuello (Christian), Canobbio e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho (interino).
CORINTHIANS — Cássio; Bruno Méndez, Gil, Murillo (Caetano) e Matheus Bidu; Roni, Maycon e Ruan Oliveira; Guilherme Biro, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Maurício Barbieri é o oitavo técnico a não resistir ao rolo compressor do Brasileirão 2023