Corinthians sacrifica Brasileirão por premiação de mais de R$ 100 milhões da Copa do Brasil
Timão foca na classificação para as quartas para cumprir metas esportivas do fim de 2024
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Corinthians está repetindo a estratégia usada em temporadas passadas ao sacrificar o Campeonato Brasileiro e focar em outras competições que podem render um benefício esportivo e financeiro maior ao clube. No ano passado, o Timão chegou a flertar com um rebaixamento para a Série B enquanto disputava os mata-matas da Copa do Brasil e da Sul-Americana.
Eliminado da Libertadores e da Sula neste ano, mesmo com opções limitadas no banco de reservas, o Corinthians tem poupado titulares para focar na Copa do Brasil, última chance de título na temporada, além de garantir uma premiação acumulada de até R$ 101 milhões.
Na 12ª colocação do Brasileirão e distante da zona de classificação para Libertadores, com quatro tropeços consecutivos em casa, o Corinthians busca apenas se manter vivo na Série A e foca em uma possível classificação para Sul-Americana de 2026.
Em caso de eliminação para o Palmeiras logo nas oitavas da Copa do Brasil, o Timão desperdiçará mais uma temporada completa, que teve o auge logo no início do ano com a conquista do Paulistão.
Desempenho do Corinthians não está longe das metas para 2025
No final de 2024, a diretoria do Corinthians estabeleceu metas cautelosas para 2025, que consistiam em chegar na semifinal do Paulista (que cumpriu ao ser campeão estadual), nas oitavas da Pré-Libertadores (na qual teve uma eliminação precoce) e terminar o Brasileirão na oitava colocação. Quanto à Copa do Brasil, o objetivo era chegar às quartas, meta que está próxima de ser cumprida.
O Corinthians largou na frente no jogo de ida das oitavas contra o Palmeiras. A vitória por 1 a 0 dá uma pequena vantagem ao Timão, que joga pelo empate e tem foco total no torneio.
Corinthians não tem reservas suficientes para disputar várias competições
O elenco do Corinthians enfrenta limitações, que faz com que o clube escolha as batalhas que quer lutar, uma de cada vez. Com as lesões recentes de peças importantes como Yuri Alberto, Rodrigo Garro e Memphis Depay, Dorival Júnior ficou com poucas opções para rodar o elenco.
E mesmo quando tem boa parte da equipe saudável, precisa usar jovens recém-promovidos para suprir a vaga entre os relacionados. Nos últimos jogos do Brasileirão, o Corinthians foi salvo de sofrer derrotas e conquistar pelo menos um ponto com a entrada de titulares na parte final da partida. O exemplo mais recente, o empate contra o Fortaleza, conquistado nos últimos minutos com o gol de Carrillo.
O Timão ainda não contratou jogadores nesta janela de transferências, mas confirmou as saídas de quatro peças para abrir espaço na folha salarial: Igor Coronado, Alex Santana (emprestado ao Grêmio), Giovane e Biro.
*Sob supervisão de Camila Juliotti