Corinthians estreia com força máxima na pré-Libertadores
Timão entra em campo nesta quarta-feira (19) embalado pela ótima campanha no Paulistão
Futebol|Do R7

O Corinthians faz sua estreia na Copa Libertadores de 2025 nesta quarta-feira (19), contra o Universidad Central, da Venezuela, pela segunda fase da competição. O jogo será no Estádio Olímpico de Caracas, às 21h30 (horário de Brasília).
Com força máxima, o Timão busca garantir a vitória para dar início a uma jornada de sucesso parecida com a que vem percorrendo no Campeonato Paulista. Até aqui, o time de Ramón Díaz é o líder geral da competição, com 26 pontos, sete a mais que o vice São Bernardo.
Esta é a terceira vez que o Corinthians participa da pré-Libertadores. Já o Universidad Central chega ao torneio continental pela primeira vez em seus curtos 28 anos de história.
O clube de Caracas estreia na competição depois de conquistar o terceiro lugar no Campeonato Venezuelano, feito que só foi possível, em grande parte, pelo atacante e artilheiro Juan Camilo Zapata e pelo meia Charlis Ortiz.
Leia mais
Retrospecto corinthiano na pré-Libertadores
O retrospecto do Corinthians na fase preliminar da Libertadores é marcado por altos e baixos. A primeira vez que o clube paulista participou dessa etapa foi em 2011, quando enfrentou o Tolima, da Colômbia. Após um empate sem gols no Pacaembu, o Timão foi derrotado por 2 a 0 em Ibagué, sofrendo uma eliminação precoce.
Em 2015, o time teve uma nova oportunidade, desta vez contra o Once Caldas, também da Colômbia. Comandado por Tite, o resultado foi bem diferente. O Corinthians goleou por 4 a 0 no jogo de ida e segurou o empate por 1 a 1 na volta, garantindo a classificação para a fase de grupos.
Mas a história voltou a ser amarga cinco anos depois. Em 2020, o clube foi desclassificado pelo Guaraní, do Paraguai. Perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 e venceu o segundo por 2 a 1. A eliminação veio por causa do critério do gol qualificado, que depois foi extinto.
Caso passe pelo Universidad Central, o Corinthians ainda precisará superar outro adversário para garantir a vaga na fase de grupos. O próximo desafio será contra o vencedor do confronto entre Barcelona de Guayaquil e El Nacional, ambos do Equador.